Política

Delegada Adriana Accorsi promoveu homenagem a empreendedores donos de pit dogs em sessão solene nessa sexta-feira, 18

Publicado

em

Por iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou na manhã dessa sexta-feira, 18, sessão solene para a entrega do Certificado de Mérito Legislativo em homenagem aos empreendedores donos de pit dogs, tradicionais sanduicherias de praça da Capital e Medalha de Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira ao presidente do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs (Sindpit-dog), Ademildo Pereira de Godoy.

A deputada Delegada Adriana Accorsi deixou evidente o seu reconhecimento, apoio, respeito e admiração pelos empreendedores do ramo alimentício de pit dogs, em Goiás, em seu discurso na sessão solene. Adriana Accorsi iniciou seu pronunciamento, saudando a todos os presentes. A deputada fez um cumprimento especial ao presidente do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs (Sindpti-dog), Ademilton Pereira de Godoy, que também é vice-presidente da Fecomércio. Ela frisou que foi uma honra entregar a Medalha do Mérito Legislativo a Ademilton, não apenas pelo trabalho que ele realiza em prol da categoria que representa, mas, também, porque ele foi um companheiro leal de seu pai, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Goiânia, Darci Accorsi. 

Accorsi lembrou, ainda, que os pit dogs funcionam em Goiânia há mais de 50 anos e segundo o Sindpit-dog são mais de 1.600 unidades na Capital e mais de 2.500 no estado. Ela frisou que foi a autora do projeto de lei que tornou esse comércio como patrimônio cultural e imaterial do estado de Goiás. Adriana Accorsi destacou vários episódios em sua vida, envolvendo pit dogs, inclusive de quando era professora na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e saia com sua amiga para saborear o sanduíche.

READ  CCJ aprova projeto que destina vagas nas universidades para mulheres vítimas de violência

Para Accorsi, a homenagem se justifica pelo caráter cultural e econômico. “Podemos citar algumas razões pelas quais os pit dogs são considerados patrimônio cultural e gastronômico do estado de Goiás. São lugares totalmente democráticos, frequentados por todas as classes sociais. Seus produtos são comercializados por um excelente custo benefício e proporcionam um momento de lazer para as famílias, além de renda para os proprietários”, disse.

Ela apontou, ainda, que esses estabelecimentos fazem parte dos costumes da população e que estão há décadas no mesmo ponto, de modo que incorporaram à paisagem e aos hábitos dos goianienses. “Os pit dogs fazem parte de nossa constituição cultural”. O presidente do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiás (Sindpit-dog), Ademildo Pereira de Godoy, também fez uso da palavra na sessão solene que homenageou os empreendedores donos de pit dogs.

Condecorado com a medalha de Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria da Alego, Ademildo Pereira agradeceu a deputada Delegada Adriana Accorsi pelo apoio a classe. “Adriana Accorsi é a madrinha dos pit dogs de Goiás, em reconhecimento ao trabalho que sempre realizou em prol da nossas causas”, disse. O presidente do Sindpit-dog também destacou a importância do ramo alimentício para o desenvolvimento de Goiás. “Hoje, os pit dogs representam renda e emprego para o nosso Estado. Só em Goiânia, geramos, aproximadamente, 25 mil empregos diretos”, afirmou.

READ  Adriana Accorsi quer assegurar direito de atendimento prioritário a vítimas de violência sexual

Secretário-geral do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiás (Sindpit-dog), Josias Lima Silv, foi um dos homenageados e ressaltou também a importância dos pit dogs para a economia. “Nosso segmento é o principal na criação do primeiro emprego, em especial, para pessoas que vêm do interior e de outras cidades, assim como eu”, disse. O secretário-geral destacou, ainda, a qualidade do produto oferecido pelos pit dogs. “Fazemos tudo na presença do cliente e prezamos pela excelência em nosso trabalho”, concluiu.

Após a fala do secretário-geral, a solenidade realizada no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela da Casa, foi encerrada pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Histórico

Os pit dogs funcionam em Goiânia há mais de 50 anos e segundo o Sindpit-dog são mais de 1.600 unidades na Capital e mais de 2.500 no estado. A terminologia é uma junção das expressões pit stop, em referência às paradas rápidas de competições automobilísticas com hot dog, expressão americana para cachorro-quente, um sanduíche feito com pão e salsicha. Assim, pit dog seria uma parada rápida para um sanduíche, nesse caso mais completo que um cachorro-quente.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA