Política

Delegada Adriana Accorsi homenageia hoje pessoas negras de destaque

Publicado

em

Por iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promove nesta terça-feira, 22, sessão solene para entrega de Certificado do Mérito Legislativo em homenagem as personalidades negras de destaque em Goiás. A solenidade ocorrerá em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro. A cerimônia terá lugar no plenário Iris Rezende, no Palácio Maguito Vilela, e iniciará às 19 horas.

Adriana Accorsi destaca a importância da sessão solene. “A história de Goiás, do Brasil e do mundo é cheia de exemplos de pessoas negras que fizeram a diferença, contribuíram e se destacaram na luta contra o racismo e a discriminação. Elas deixaram sua marca na política, no ativismo, na música, no esporte, no cinema, na moda, no empreendedorismo e na literatura.”

Dia da Consciência Negra

A Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra, com o intuito de chamar a atenção da sociedade para o racismo estrutural e propor a reflexão das suas consequências para a população negra. A lei deixa aberta a possibilidade de estabelecimento de feriado em tal data, que fica a critério dos municípios e dos estados.  

READ  Cláudio Meirelles postula doação de fraldas descartáveis apreendidas em Goiás

A data instituída pela Lei nº 12.519/2011 e sancionada pela então presidente Dilma Roussef, faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares (localizado entre Alagoas e Pernambuco), morto por bandeirantes, em 1695.  Nesse sentido, o 20 de novembro relembra a luta dos negros contra a opressão e o racismo.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA