Nacional

Defesa propôs a Bolsonaro decretar estado de “mobilização nacional”

Publicado

em


source
 Defesa propôs a Bolsonaro decretar estado de
Reprodução/Flickr

Defesa propôs a Bolsonaro decretar estado de “mobilização nacional”

O Ministério da Defesa entregou a  Jair Bolsonaro (sem partido), em abril do ano passado, uma proposta para que a legislação brasileira fosse alterada e um estado de “mobilização nacional” pudesse ser decretado. A medida teria como objetivo concentrar a coordenação das ações em combate à pandemia de covid-19 no âmbito federal. As informações são do portal G1 .

Com a medida, revelada através de documentos da pasta, o governo federal poderia intervir na política de estados e municípios, realizar a convocação de civis e militares da reserva e controlar a produção industrial.

Para que o estado de “mobilização nacional” fosse decretado, o Ministério da Defesa propôs alterar a legislação via medida provisória e incluir a possibilidade de convocação da lei em “casos de calamidade pública de repercussão nacional, reconhecida pelo Congresso Nacional”.

Caso entrasse em vigor, governadores e prefeitos teriam de seguir as medidas impostas pelo Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob) – órgão comandado pela Defesa – que poderia requisitar equipamentos e serviços públicos, além de “medidas de restrição que seriam tomadas para proteção da população”.

READ  Turismo nacional fechou novembro com faturamento de R$ 14,7 bilhões

A assessoria da Casa Civil argumentou que “a referida proposta de mudança na Lei que dispõe sobre a mobilização nacional foi analisada dos pontos de vista jurídico, político e técnico e concluiu-se pela não continuidade da iniciativa”.


O Ministério da Defesa não informou se as intenções de implantação de um estado de “mobilização nacional” continuam nos planos da pasta.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA