Política

De deputados a escritores: conheça os ex-parlamentares da Alego entusiastas da Literatura

Publicado

em

Além de terem ocupado a posição de deputados por Goiás, diversos parlamentares que registraram passagem pela Assembleia Legislativa também dedicaram parte de sua vida à escrita. Esse é o tema da série “História da Alego”, uma iniciativa que visa a divulgação de atuações do Legislativo goiano que foram determinantes na história do estado de Goiás. É publicada, semanalmente, no Facebook, Twitter e Instagram da Casa de Leis.

Dentre os ex-deputados, que também desfrutam do título de escritores, estão autores de livros dos mais diversos gêneros. No leque de opções há contos, poesias, prosas de ficção e não-ficção, além de discursos e artigos. 

A ex-deputada Ana Braga é um dos principais e mais marcantes exemplos. Além de ter sido a 3ª mulher a se eleger deputada na história do Parlamento, fundou, no ano de 1969, a Academia Feminina de Letras de Goiás (Aflag-GO). A ex-parlamentar é graduada em Geografia, História e Direito. Vale lembrar que Braga ocupa, até hoje, a 4ª cadeira da entidade e se consagrou como autora de sete publicações. 

READ  Aberta sessão ordinária híbrida desta quarta-feira, 16

Ainda no campo feminino, outro nome digno de destaque é o da ex-parlamentar Almerinda Magalhães Arantes. Ela foi, inclusive, colega de Ana Braga durante a 4ª Legislatura, entre os anos de 1959 e 1963. Almerinda foi a segunda deputada eleita na história do Parlamento goiano. Ela também foi empossada na Aflag no ano de 1970. A ex-parlamentar desfrutava de celebrados discursos políticos e diversos textos literários. 

Para além das importantes referências femininas, a Alego contou, ainda, com outros três nomes de peso ligados à Literatura: Eurico Barbosa, Kléber Adorno e Ursulino Leão. O primeiro deles foi deputado estadual por cinco mandatos. Advogado e jornalista, o político presidiu a Alego entre 1985 e 1987. Ele assumiu cadeira na Academia Brasileira de Letras (AGL) no ano de 2001.

Já Kléber Adorno também atuou como poeta e cronista. Foi autor de dezenas de publicações. Adorno exerceu mandato entre os anos de 1991 e 1995 e se tornou membro da AGL e da União Brasileira de Escritores (UBE). Ele presidiu a entidade por duas vezes. 

READ  Bolsonaro diz que insumos da CoronaVac chegarão nos próximos dias

Por fim, Ursulino Leão, que foi deputado por dois mandatos e vice-governador na chapa de Leonino Di Ramos Caiado, também foi destaque no ramo da Literatura. O ex-parlamentar presidiu a AGL por 16 anos e publicou mais de 30 obras literárias. 

A AGL 

No dia 28 de março de 1939, no prédio do primeiro Fórum de Goiânia, os ex-deputados constituintes Vasco dos Reis Gonçalves, Victor Coelho de Almeida e Guilherme Xavier de Almeida participaram da fundação da Academia Goiana de Letras. Todos já tinham trajetória como escritores e se tornaram membros da entidade, que sobrevive até hoje. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA