Tocantins

Custodiados da Unidade Penal de Formoso do Araguaia trabalham na restauração de mobiliários em escola municipal

Publicado

em


Custodiados da Unidade Penal de Formoso do Araguaia trabalham na restauração de mobiliários em escola municipal

16/02/2021 – Márcia Rosa/Governo do Tocantins

Estendendo as ações do Programa Novo Tempo desenvolvido pela Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), executado por meio da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, a Unidade Penal de Formoso do Araguaia trabalha na restauração de mobiliário em escolas e creches do município utilizando a mão de obra prisional.

A ação, iniciada há uma semana no Colégio Municipal Dom Alano, já restaurou mais de 160 móveis entre cadeiras, mesas e armários utilizando a mão de obra de sete custodiados. A intenção é que mais restaurações sejam feitas após finalizado o trabalho, dessa vez em uma creche do município.

De acordo com o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes Alves, essa é mais uma ação que envolve a gestão municipalista. “A atual gestão prima pela profissionalização e pelo trabalho de pessoas privadas de liberdade com foco na reintegração social. Com isso, a pasta coloca à disposição dos municípios a mão de obra carcerária que tem muito a contribuir com a sociedade”, ressalta o gestor.

Mais ações

“A unidade já tem um Termo de Cooperação assinado com a prefeitura para a produção de artefatos de concreto e agora segue com a utilização da mão de obra carcerária nas escolas do Município. Um trabalho gratificante ao nosso ver por cooperar para um ambiente melhor para os estudantes locais”, destaca o diretor da Unidade Penal, Miller Azevedo.

O custodiado R. M. C, que trabalha nas restaurações, fala da satisfação de ajudar e aprender um ofício. ”Participar desse projeto foi muito significante, sendo uma forma de nos reintegrar à sociedade e também para podermos remir a pena, sem falar no aprendizado para levarmos depois que saímos”.  

A diretora do Colégio Municipal Dom Alano, Elaine de Aquino, ressalta a importância do trabalho para custodiados e reforça a parceria. “A Unidade de Formoso do Araguaia tem feito um trabalho de excelência com os detentos, aproveitando as habilidades de cada um e isso é de suma importância para a ressocialização deles e acreditando nessa visão propusemos a parceria. Somando também os benefícios éticos que o trabalho, por si só gera no homem, além da situação econômica na qual estamos vivendo e precisamos pensar alternativas que gerem menos gastos”, reforça a diretora.

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governo do Tocantins orienta retorno presencial gradativo em escolas estaduais a partir desta segunda-feira, 8
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA