Goiás

Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio serão ofertados em 41 municípios do estado

Publicado

em


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ofertará cursos de Administração, de Química e de Informática no novo Ensino Médio integrado. Foram selecionadas 48 unidades escolares, de 41 municípios do estado, para iniciar o ano letivo de 2021.

As aulas, da modalidade que possibilita ao estudante ter uma formação técnica e profissional ao mesmo tempo em que conclui o Ensino Médio, já começaram na última segunda-feira (25/1), virtualmente.

De acordo com a diretora do Colégio Estadual Manoel Lino de Carvalho, Maria Elizete Teixeira de Castro, de Crixás, o curso de Informática a ser ofertado na escola irá contribuir muito para a cidade, contemplando uma necessidade da mão de obra local.

A diretora assumiu a gestão em outubro de 2020 e, agora, se diz encantada com a possibilidade de conseguir implantar o modelo de ensino integrado no colégio. “Na verdade, é tudo que os nossos jovens estavam precisando para despertar o sonho de um futuro promissor”, afirma Maria Elizete.

READ  Saúde esclarece sobre uso da remessa de vacina da AstraZeneca

Em Goiânia, a diretora do Colégio Estadual Dom Fernando I, Idalisa Brasil, disse que também está trabalhando para atender em 2021 o Ensino Médio integrado com aulas mais elaboradas. Diferentemente do Colégio de Crixás, o Dom Fernando I oferecerá o curso de Administração aos estudantes. A ideia é a mesma: dispor condições de ensino ao estudante que quer entrar para uma universidade até capacitá-lo para o mercado de trabalho.

A diretora diz que está tendo todo o apoio da Seduc e explica: “A nossa intenção é fazer com que o aluno decida ter o seu sucesso acadêmico ou profissional, disponibilizando a opção de fazer um curso de Administração com a mesma duração do Ensino Médio”, fala a gestora.

A escola está oferecendo uma turma inicial no turno matutino e as aulas já iniciaram. A carga horária do curso é a mesma do Ensino Médio, dividida em três anos.

Cursos

A escolha dos cursos ofertados e das escolas que estão sendo adaptadas para o novo Ensino Médio foi feita a partir de cada Coordenação Regional de Educação (CRE). Para a seleção dos cursos, foram avaliadas as características socioeconômicas do município, os laboratórios e os equipamentos disponíveis na unidade escolar, entre outros critérios e requisitos.

READ  Governo do Tocantins entrega 56 toneladas em kits de alimentos para 22 municípios tocantinenses

Estrutura

No Colégio Estadual Manoel Lino de Carvalho e no Colégio Estadual Xavier Ferreira, da cidade de Crixás, e no Colégio Estadual Luiz Alves Machado, de Itapaci, já foram entregues os computadores para o laboratório de Informática e equipamentos para o laboratório de Química.

No Colégio Estadual Dom Fernando I, já era oferecido aos alunos o laboratório de computação. Desse modo, a diretora Idalisa explica que não foi muito difícil adaptar e transformar a escola para que atendesse todos os alunos, graças aos programas e implementos dos governos federal e estadual como o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e Proescola.

Confira aqui as unidades escolares que terão o curso técnico.

Fonte: Seduc-GO

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA