Geral
Cultura do DF vai investir no carnaval tradicional
Descontinuado desde 2015, o desfile das escolas de samba do Distrito Federal movimenta um ano inteiro de trabalho comunitário. É uma ação potente de formação, socialização e renda para o Entorno que vive na circunvizinhança das quadras de ensaios. Com o objetivo de estruturar essa cadeia produtiva, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) lança o edital 32/2021 para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para desenvolver atividades de apoio às entidades culturais carnavalescas permanentes (escolas de samba e blocos tradicionais).
Será aportado o valor de teto máximo de R$ 3,95 milhões. O edital foi publicado nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). “O edital reflete essa política pública que permite a rearticulação dos grupos que atuam com atividades permanentes”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. “Assim, firmamos o compromisso para a volta dos desfiles em 2023”.
Carnaval cultural
Coordenada pela Subsecretaria de Difusão e Diversidade Cultural (SDDC), a ação vai apoiar a gestão administrativa de entidades carnavalescas e estimular a integração dos antigos componentes e a participação de novos, em diversos setores das entidades. Ela também busca propiciar um ambiente de sustentabilidade das atividades nos territórios onde essas entidades estão localizadas.
“Assim, disseminamos a importância do carnaval como elemento sociocultural do Distrito Federal, valorizando a contribuição das escolas de samba e dos blocos tradicionais para a cultura local e nacional”, pontua a titular da SDDC, Sol Montes, que promoveu, em setembro, o I Seminário Diálogo sobre Carnaval, com representantes das entidades e convidados nacionais.
Esse é o segundo edital que apoia o retorno das escolas de samba e blocos tradicionais. Com inscrições abertas até o dia 30 deste mês, o edital Escola de Carnaval (27/2021) vai aportar R$ 1,5 milhão para selecionar instituição que vai desenvolver proposta de capacitação para as entidades carnavalescas. Essas atividades ocorrem em 2022, visando potencializar as agremiações para o desfile em 2023.
As ações estão apoiadas na Lei Distrital nº 4.738, que prevê o fomento da Secec nas entidades permanentes.
As inscrições serão validadas mediante o recebimento, pela SDDC, das propostas digitais, que deverão ser enviadas até o dia 23 de novembro deste ano.
Para participar, solicite mais informações ao e-mail [email protected].
*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5901
-
Geral6 dias atrás
Virmondes Cruvinel propõe obrigação de escolas comunicarem casos de gravidez em menores de 14 anos
-
Turismo6 dias atrás
Torneios de pesca esportiva movimentam economia goiana
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5900
-
Destaque4 dias atrás
Turismo: Goiás lidera e alcança 1º lugar no Centro-Oeste
-
Entretenimento6 dias atrás
Júnior & Cézar lançam o clipe de “Devolve” e celebram o sucesso do DVD “Simplesmente”
-
Nacional5 dias atrás
PEC 6 por 1: 67% das manifestações nas redes sociais foram a favor
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar