Política

Criação de política de atenção a gestantes é um dos projetos a serem votados em fevereiro

Publicado

em


A criação da Política de Atenção à Saúde Materna e Infantil no Estado de Goiás é um dos assuntos que os deputados vão tratar assim que retornarem aos trabalhos em fevereiro. Este é o tema do projeto de nº 4760/20, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (DC), que tem o objetivo de estimular a atenção às gestantes, puérperas e crianças para prevenir a mortalidade e a morbidade materna e infantil. Depois de ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão de Saúde, a matéria agora passa por dois turnos de votação em Plenário.

Em suas justificativas, Eduardo Prado explica que, no Brasil a atenção materno-infantil sempre foi uma preocupação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Embora nas últimas décadas a cobertura de atenção ao pré-natal tenha aumentado, a garantia da qualidade do pré-natal e da atenção hospitalar são ainda as questões de maior desafio. Importante ressaltar, que a matéria se insere no âmbito da competência legislativa concorrente prevista no art. 24, inciso XII, da Constituição Federal”, comenta.

READ  Segunda etapa do Revisa Goiás tem aval definitivo do Plenário

Prado destaca que a proposição determina a execução dos exames de triagem neonatal e que os hospitais, as maternidades, as clínicas médicas e os demais estabelecimentos de atenção à saúde, públicos e privados, localizados em Goiás informem os pais ou responsáveis pelo recém-nascido da existência do teste do pezinho ampliado, em conformidade com a legislação federal.

“Dessa forma, a propositura ao garantir a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério (pós-parto), bem como assegurar as crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis, resultará na redução da mortalidade e da morbidade materna e infantil”, conclui.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA