Política

Coronel Adailton ressalta importância do setor de turismo ao abrir sessão especial

Publicado

em


Na manhã desta segunda-feira, 27, ao comemorar o Dia Nacional do Turismo e o Dia do Turismólogo em sessão especial híbrida no Parlamento de Goiás, o presidente do colegiado, deputado Coronel Adailton (Progressistas), ao discursar na abertura do evento, ressaltou a importância da data.

Adailton lembrou que é autor da propositura que criou o Dia Estadual do Turismólogo. “Foi um justo reconhecimento aos profissionais que se qualificam para o desenvolvimento do nosso turismo”, afirmou, defendendo sua posição favorável à inclusão do turismólogo no quadro de servidores civis do estado de Goiás, com a consequente realização de concurso público específico, visando aprimorar a prestação de serviços na área e valorizar esta carreira tão importante.

O parlamentar ressaltou sua valorização no que se refere à formação em Turismo, com a contratação de estagiários para atuação na Comissão. “Foi a primeira vez que esta prática foi adotada, e esperamos que isso se torne permanente”, frisou.

Ele enalteceu a iniciativa de um estagiário que, no ano passado, participou do Segundo Seminário Legislativo do Turismo, por meio da gravação de um vídeo, e isso abriu as portas para a sua contratação. E ainda, deixou como sugestão que o público presente aproveite esta oportunidade também se apresentando, ampliando o network e compartilhando este conteúdo.  

O presidente do colegiado já antecipou o convite para a realização do Terceiro Seminário Legislativo do Turismo, programado para o mês de novembro. 

Ao tratar da importante data para o turismo, o deputado parabenizou todos aqueles que se dedicam ao setor, os empreendedores, trabalhadores, gestores e autoridades. 

Além da celebração pelas datas comemorativas, o parlamentar também salientou a homenagem póstuma à Tia Tó, por sua importante contribuição para que a cidade de Goiás hoje possua o título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco.  

Na sequência, o deputado anunciou a palestra ministrada pela especialista Tatiana Fernandez, sobre como transformar potencial turístico em bons resultados concretos, tema da mais alta relevância e pertinência no caso de Goiás. 

“Como é de conhecimento público, fomos a todas as regiões turísticas do estado, realizando visitas técnicas, audiências públicas e levando a imprensa para a divulgação dos atrativos locais”, informou.  

Em seguida, Adailton realçou que, com o surgimento da pandemia, provocada pelo novo coronavírus (covid-19), foi necessário adequar o cotidiano à nova realidade. “E adaptamos nossa atuação conforme o momento, ora de forma presencial, ora remota, e assim conseguimos apoiar o turismo em um momento tão crucial que impôs sacrifícios ao setor.”  

Ele relembrou que a última atividade externa promovida pela Comissão de Turismo foi uma visita à Região das Águas Quentes.  

Acessibilidade no turismo

Outro ponto de destaque da atuação do colegiado foi o avanço obtido com a criação do grupo de trabalho sobre acessibilidade no turismo. “Nos dá uma perspectiva de inclusão da pessoa com deficiência, a exemplo de atuação do Audier Gomes, que é deficiente visual e trabalha na Goiás Turismo. Ele nos acompanhou no mês de agosto em visita técnica ao município de Colinas do Sul, na Chapada dos Veadeiros, oferecendo contribuições sobre como tornar o turismo local mais acessível. Por sinal, encaminhei emenda para obra em estrutura de atendimento aos turistas no município, com a exigência da adoção de critérios de acessibilidade.”

READ  Início das Atividades

Adailton afirmou que, com isso, se quer chamar a atenção para a  expressão que se tornou um chavão durante a pandemia, que o turismo foi o primeiro a fechar e o último a reabrir. “Mas, como fiz referência à nossa visita a Colinas do Sul, a Comissão de Turismo foi a última da Casa a realizar uma ação externa e agora retomou com o primeiro evento externo, ou seja, fomos os últimos a parar, mas os primeiros a voltar às atividades plenas, sem contar que nesse meio tempo, de forma adaptada, continuamos nosso trabalho.” 

Outro ponto importante anunciado pelo parlamentar é que, por sugestão da professora Giovanna, o colegiado está estudando a melhor forma de propor a inclusão do conteúdo de Turismo na grade curricular estadual, visando despertar o interesse dos alunos pelas belezas do nosso estado e estimular a sua preservação. “Diante da qualificação do nosso público e dos meus convidados desta mesa, fiquem à vontade para contribuições sobre a temática”, complementou.  

Após a homenagem a Tia Tó, o presidente da comissão reafirmou a relevância da palestra proferida pela pela especialista Tatiana Fernandez, que é cuiabana e criou o Turismo Tecnológico no Brasil, conteudista de Circuitos Turísticos do Sebrae-GO, consultora de segurança da área do Turismo e com grande experiência na área.

“Destaco aqui a importância do tema escolhido, que em resumo trata de como transformar o potencial turístico em turismo efetivamente, saindo da mera expectativa para resultados concretos e, assim, gerando empregos, renda e desenvolvimento econômico e social”, disse.  

Falta conhecimento

O deputado ressaltou que a comissão já percorreu todas as regiões do Mapa de Turismo de Goiás, observando que, infelizmente, muitas vezes nem mesmo as autoridades locais conhecem seus atrativos. “Muitos municípios possuem relevantes atrativos e nem mesmo buscam sua inclusão no mapa”, assinalou.  

“Portanto, nenhum tema é mais propício sobre o turismo de Goiás como o que será tratado agora. Há um potencial enorme, inúmeros atrativos, uma localização privilegiada no centro do país, mas salvo honrosas exceções isso tudo acaba não resultando em nada significativo para estas localidades. Isso não pode continuar e, no que depender desta comissão, tudo será feito para que o turismo se torne, a cada dia, mais destacado dentre as atividades econômicas de Goiás”, reafimou.  

O parlamentar reafirmou que um dos setores mais afetados pelas medidas de isolamento impostas devido à pandemia de covid-19, o turismo ressurge como exemplo de força e reinvenção. “As perspectivas são otimistas, confirmando que o pior já passou.” 

READ  Professor do IFG destaca os custos como o principal problema para o desenvolvimento de tecnologias limpas no Brasil

Adailton explicou que, com base em informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor deve se recuperar até o fim do ano. Com o avanço da vacinação, aumenta a confiança das pessoas em viajar e desfrutar de momentos de descanso, lazer, aventuras e busca de conhecimento, mas adotando protocolos de prevenção e com preferência por destinos nacionais, tendência reforçada pela alta do dólar. “Oportunidades se abrem, portanto, com essa demanda reprimida no mercado de turismo brasileiro, em que Goiás tem potencial para se destacar”, ressaltou. 

“Assim, se ainda não se pode falar em comemoração, devido a tantas perdas e impactos, já é tempo de projetar cenários mais prósperos neste 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo. Mesma data em que, por lei de minha autoria, foi instituído o Dia Estadual do Turismólogo, cuja atuação se torna mais determinante diante dos desafios e também possibilidades de inovar”, frisou.

Adailton frisou que o turismólogo é o profissional que planeja, organiza e gerencia produtos turísticos, ou seja, de seu trabalho se desdobra toda uma cadeia de outras áreas produtivas, significando mais empregos e renda.  

Ele registrou que o setor é responsável por impactar 571 atividades econômicas, conforme aponta  a pesquisa “Turismo e Setores da Economia”, de Mariana Aldrigui, a partir de critério relacionado ao dinheiro gasto por um turista ao longo da viagem. São 21 atividades diretas, 142 indiretas, 191 atividades compartilhadas, 217 indiretas de acordo com o aquecimento de mercado. Essas 571 atividades representam 42,97% das 1.329 classificadas pelo IBGE.  

“À frente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, temos investido na parceria com entidades e técnicos do setor, como a Goiás Turismo, no sentido de apoiar projetos e a busca de recursos federais para fomentar iniciativas nos municípios goianos”, salientou.

Por fim, o parlamentar destacou que há muito a oferecer e desenvolver nos 79 municípios goianos do Mapa do Turismo de Goiás e em outros pontos não tão famosos. “Cachoeiras, chapadas, lagos, águas termais, história, arquitetura, religiosidade, tradições, culinária, artesanato… é amplo o leque de atrativos goianos que merecem ser conhecidos pelos próprios goianos, por brasileiros e também por visitantes de outros países”, enumerou. 

“Lembro que, antes da pandemia que fez de 2020 um ano totalmente atípico, 74,84% dos turistas que prestigiaram as regiões do estado eram goianos, ante 61,32% em 2018, crescimento de 22,1% de um ano para outro, de acordo com o Observatório do Turismo”, analisou o presidente do colegiado no Legislativo goiano.

Por fim, com expectativa positiva, o parlamentar disse que se está retomando o ritmo de expansão, na  determinação de fazer mais e melhor, com a experiência adquirida para sobreviver a crises e descortinar horizontes. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA