Política

Cora Restaurante Escola Senac

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) vai inaugurar nesta quarta-feira, 30, o Cora Restaurante Escola Senac, numa parceria inédita com o Serviço Nacional do Comércio (Senac). O objetivo é implantar no restaurante um local de formação, com o Poder Legislativo contribuindo com a economia do Estado, ao oferecer mão de obra qualificada para todo setor de alimentação em Goiás. 

Para a cerimônia de abertura foram convidados o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, o presidente do Sistema Federação do Comércio/Sesc/Senac-GO (Fecomércio), Marcelo Baiocchi, e representantes ligados ao sistema Fecomércio, deputados estaduais e diretores da Alego. A programação está prevista para iniciar às 12 horas, com o primeiro almoço servido pela equipe de profissionais do Cora. 

Cora inova em vários conceitos

Para abrir as portas, o Cora Restaurante Escola do Senac formou uma equipe com 38 profissionais considerados fixos que passaram por processo seletivo e, depois, tiveram treinamentos em diversas áreas, perfazendo ao todo 12 capacitações. Nesse treinamento, os profissionais puderam aprimorar uma série de técnicas ligadas ao manejo da cozinha, ao preparo e conservação de alimentos, além de relacionamento interpessoal e atendimento ao público. Por último, eles conheceram a nova estrutura que conta com separação de cozinha quente e fria, açougue, confeitaria, bebidas, higienização e salas teóricas.

De acordo com a gestora de gastronomia do Senac e gerente do Projeto Restaurante Escola, Juliana Barroso, a unidade nas dependências da Alego veio para inovar e contribuir sobremaneira para a formação de mão de obra qualificada na cadeia de gastronomia do estado de Goiás. A profissional informa que estrutura foi montada em conformidade a todas as normas exigidas pela RDC 216, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regulamenta as boas práticas e técnicas de alimentação e manipulação de alimentos. 

READ  Restaurante da nova sede da Assembleia formará mão de obra

O Cora, além de proporcionar um cardápio de qualidade a deputados, servidores e comunidade em geral, vai oferecer vários cursos, contribuindo para a formação da cadeia de gastronomia em Goiás. A perspectiva é que a escola forme até 420 alunos por ano, nas mais diversas modalidades de cursos, desde os mais curtos, com 15 horas de duração, até formações mais completas com 570 horas-aula. “A ideia é que, além dos funcionários fixos, temporariamente, estagiários façam parte da equipe, durante a realização dos diversos cursos que ainda deverão ser anunciados”, ressalta Juliana Barroso.

Segundo a gerente, em todo o Brasil existem 28 restaurantes com esse mesmo formato. Esse que está sendo inaugurado na Alego adota um modelo inovador viabilizado pela Casa, que investiu em toda a infraestrutura. Em Goiás esse é o primeiro Restaurante Escola do Senac e já chega com esse ineditismo, permitindo que a Alego garanta uma refeição de qualidade, com cardápio balanceado e a preço honesto, tanto aos seus servidores quanto à comunidade.  

Refeição de qualidade mas com preço justo

Apesar de estar dentro da Alego, o Cora é um restaurante também pensado na sociedade, porque qualquer pessoa pode entrar e fazer uma refeição ou se inscrever em um dos cursos que serão disponibilizados. “A  ideia é implantar aqui o buffet por peso, que é uma opção muito viável, trabalhar com alta gastronomia mas com preço acessível. Então, provavelmente, aqui as pessoas, servidores ou não, deverão ter uma refeição pelo mesmo preço que encontram na rua, mas com uma qualidade superior”, diz Juliana Barroso. 

A profissional informa que, fora o buffet com produtos para atender o público presencialmente, também haverá um sistema de entrega no local, uma marmitinha supereconômica. Para o público da Casa, haverá um delivery interno, um miniexecutivo, sendo salada e prato principal. “Além disso, ainda oferecemos os carrinhos, que vão atender no café da manhã e lanche, para facilitar a vida do servidor, melhorando o ambiente de trabalho. A ideia é trazer comodidade, sem que o servidor precise sair do ambiente de trabalho. Queremos atender a grande diversidade de pessoas que existem na Alego”, completa.

READ  Escola do Legislativo promove treinamento do Alego Digital para servidores nesta quinta-feira, 17, em dois períodos

Apesar de muita aguardada, a inauguração do Restaurante Escola Senac, nesta quarta-feira, 30, deve funcionar como um pré-teste para que o Cora possa avaliar se toda a sua estrutura está funcionando bem. Juliana Barroso diz que ainda não há data para abertura ao público, pois antes disso serão feitos os ajustes necessários para a abrir as portas definitivamente. “Esperamos que seja em breve.” 

O cardápio do novo restaurante será baseado na gastronomia contemporânea regional, o que significa que se trata de uma comida moderna, mas com toques e produtos regionais. Além disso, a sustentabilidade também será um dos pilares. “Nosso cardápio será dividido em estações. Em cada uma delas utilizaremos, preferencialmente, os ingredientes da época, contribuindo, também, com o meio ambiente”, ressalta Juliana Barroso. 

Homenagem à doceira e poetisa

O nome é uma homenagem em referência à poetisa e símbolo goiano Cora Coralina, que antes de se revelar como uma grande escritora, se mostrou uma doceira de mão cheia. Foi adoçando a vida de muitos que ela demonstrou que, para além dos seus talentos com os doces, também tinha um talento especial com as palavras. Cora morreu em 1985, mas sua receitas e poesias continuam sendo lembradas.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA