Tocantins

Comunidade de Aliança do Tocantins comemora recebimento de escola que beneficia mais de 500 estudantes

Publicado

em


Comunidade de Aliança do Tocantins comemora recebimento de escola que beneficia mais de 500 estudantes

01/02/2021 – Cláudio Paixão/Governo do Tocantins  

O Colégio Estadual Anita Cassimiro Moreno entregue pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), nessa sexta-feira, 29, para a comunidade de Aliança do Tocantins, marca um novo tempo para a população local.

A unidade de ensino, que funcionará nos turnos matutino e vespertino, passou por uma reforma completa e foi totalmente ampliada, obtendo capacidade para atender mais de 500 estudantes nos anos finais do ensino fundamental e todo o ensino médio em espaços totalmente adequados ao processo de ensino e aprendizagem.

Para a estudante Maria Rita Pantoja Sousa, 16 anos, que está concluindo a 2ª série do ensino médio, a nova estrutura da unidade de ensino vai fortalecer a aprendizagem. “É uma estrutura muito bonita, que nos deixa motivados para estudarmos. Estou muito feliz com tudo o que estou vendo aqui, é uma nova escola, que vai gerar muitas oportunidades para nós que somos estudantes e estamos muito ansiosos para voltarmos para as salas de aulas”, apontou.

O estudante Luís Eduardo Saraiva Martins, 16 anos, que também está concluindo a 2ª série do ensino médio, destacou que a unidade de ensino oferece possibilidades diversificadas de atividades pedagógicas. “Aqui temos espaços para a prática esportiva, temos uma biblioteca e será instalado o laboratório de informática. Todos esses são espaços que não tínhamos antes. Agora será muito mais prazeroso estudar aqui”, ressaltou.

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Maria Ribeiro da Silva, as obras no colégio marcam uma nova fase na história de Aliança do Tocantins. “Estamos vivendo a realização de um grande sonho. Não se trata apenas de uma obra física, mas de uma obra que abre oportunidades para transformar vidas por meio da educação, que faz com que nossos estudantes se sintam mais motivados, que abre oportunidades para a realização de muitos outros sonhos”, pontuou. 

Histórico

O Colégio Estadual Anita Cassimiro Moreno foi criado em 1986, teve as obras de reforma iniciadas em outubro de 2016 e paralisadas em dezembro de 2017. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, autorizou, no dia 28 de março de 2019, a retomada das obras de reforma e ampliação da escola, que é uma unidade contemplada pelo Programa Estrada do Conhecimento.

Com um investimento de R$ 1.583.000,00, o Colégio foi reformado e ampliado e agora conta com: 8 salas de aula; refeitório; biblioteca; laboratório de informática; secretaria; sala dos professores com banheiros masculino e feminino;  coordenação pedagógica; almoxarifado; financeiro; diretoria; recepção; banheiros masculinos e femininos com adequações; bicicletário; quadra poliesportiva coberta; quadra de areia; guarita e área verde com jardinagem.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que outras cinco grandes obras estão sendo executadas no Estado, por meio do Programa Estrada do Conhecimento (PEC). “São obras que integram o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS), com recursos do Banco Mundial, que visam transformar os ambientes das unidades de ensino em espaços mais suscetíveis à aprendizagem. Firmamos o compromisso de finalizarmos as obras que encontramos paralisadas, no início da gestão, e essa é uma delas”, frisou.

Eusamar Araújo de Sousa, chefe da Unidade Técnica do Programa Estrada do Conhecimento (PEC), destacou que a Pasta tem trabalhado para atender à demanda da comunidade escolar do Tocantins. “É um trabalho conjunto, e é gratificante ver o resultado dos nossos esforços para garantir que os nossos jovens possam ter espaços formativos cada vez melhores”, ressaltou.

Edição: Thâmara Cruvinel 

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governo do Tocantins abre inscrições do Prêmio Escola que Transforma 
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA