Política

Comissão de Turismo

Publicado

em

Um dos setores mais afetados pela pandemia de covid-19, o turismo, enfim, já sente a retomada das viagens e o crescimento das atividades neste primeiro semestre de 2022. Atenta a essa tendência, a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), no desenvolvimento de suas competências, desempenhou papel importante na condução desse processo e conduziu iniciativas essenciais para a retomada dos negócios turísticos no estado na primeira metade do ano. 

Presidida pelo deputado Coronel Adailton (PRTB), a comissão realizou diversas atividades que contribuíram e nortearam políticas para que o setor aproveitasse, de maneira eficaz, todas as oportunidades e mudanças que surgem nesse momento em que as pessoas voltam a procurar o turismo em Goiás. Foram visitas técnicas, realizações de fóruns, divulgações em eventos, reuniões administrativas, palestras, entre outras atividades, por meio das quais o colegiado pôde, de forma sistematizada, colaborar com o setor e seus agentes. 

A exemplo, no início do ano de 2022, especificamente no dia 31 de janeiro, a convite de Vanessa Leal, secretária de Turismo de Pirenópolis, o presidente da comissão participou da primeira reunião sobre o “Projeto de Branding, Marca e Identidade Visual Rota da Uva, Queijos e Vinhos” quando aconteceu o “Workshop de construção do mapa de valor e mapeamento do público alvo” do projeto que tem o objetivo de valorizar os produtores de uva, vinho, queijos e outros derivados, da região. 

Em fevereiro, o colegiado marcou presença no Fórum de Turismo Pegadas no Cerrado, realizado em Rio Verde. O evento foi voltado, principalmente, para a realização de oficinas, por meio das quais os representantes dos municípios puderam expor suas dúvidas, dificuldades e perspectivas. A região turística “Pegadas no Cerrado”, assim denominada no Mapa Brasileiro de Regionalização do Ministério do Turismo, conta com 17 municípios. São eles: Jataí, Mineiros, Santa Rita do Araguaia, Serranópolis, Chapadão do Céu, Rio Verde, Maurilândia, Turvelândia, Caiapônia, Piranhas, Paraúna, São Luís de Montes Belos, Jandaia, Bom Jardim de Goiás, Baliza, Portelândia e Perolândia.  

O circuito conta com opções de turismo de aventura, ecoturismo, tecnologia e cultura, além de cerca de 30 trilhas. Riquezas naturais e culturais, como sítios arqueológicos, piscinas naturais, águas termais, oferta de hospedagem em charmosas e confortáveis pousadas e a tradicional culinária goiana completam o cardápio de atrativos. 

No mês de março, com o mesmo intuito de incentivar a valorização dos recursos turísticos locais, a Comissão de Turismo também realizou visitas pelo estado, onde pode se reunir com lideranças e representantes da sociedade no município de Cristalina, onde fica localizada a Pedra Chapéu do Sol, um cartão postal da cidade e umas das maravilhas de Goiás; e também no exterior, onde a comissão esteve presente, entre os dias 16 a 20 de março, na 31ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, uma das maiores feiras de Turismo da Europa. Na ocasião, Coronel Adailton realizou visitas técnicas, no intuito de conhecer, avaliar e vivenciar as experiências em diversos destinos turísticos de Portugal. 

READ  Início das Atividades

Em abril, a Comissão de Turismo realizou diversas atividades nas cidades de Alexânia, onde conheceu e buscou fomento para o artesanato característico do distrito de Olhos D´água; em Trindade, onde participou do Fórum da Região Turística Negócios e Tradições; na cidade de Goiás, em preparação para o evento da Procissão do Fogaréu; e na Capital, na comemoração pelo Dia do Artesanato, na primeira ExpoCavalhadas. 

O mês de maio foi marcado por inúmeras reuniões onde, junto com representantes de fóruns e agentes públicos ligados ao turismo, o colegiado pôde dar sua contribuição para o desenvolvimento do setor. Foram realizadas reuniões com a Fecormércio, na Capital; com empresários, secretários de Turismo e o Sebrae, em Cocalzinho; em valorização da iguaria típica de Goiás, a Chica Doida, cujo festival é realizado anualmente, em Quirinópolis; em Aurilândia, em incentivo à Festa da Guariroba; e em Cristalina, na tradicional Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo. O presidente participou, ainda, da posse da nova diretoria executiva do Goiânia Convention & Visitors Bureau. 

Também em maio a Comissão de Turismo atuou no webinar “Tendências no Turismo”, realizado pelo Sebrae-GO. Na ocasião, o deputado Coronel Adailton participou do evento que abordou as experiências de mercado da Feira BTL Lisboa, em Portugal, e do WTM Latin America, em São Paulo – SP. O deputado Coronel Adailton demonstrou exemplos de sucesso, como a Rota dos Pirineus e o Festival Gastronômico da Chica Doida, de Quirinópolis, sendo que o prato agora é reconhecido como patrimônio imaterial goiano. O evento foi prestigiado por autoridades e integrantes de trade. 

Por fim, com intensa agenda, a Comissão de Turismo finalizou os trabalhos do semestre realizando, em junho, atividades marcadas por reuniões e participação em eventos culturais por todo o estado. No início do mês a comissão se fez presente nas Cavalhadas, em Pirenópolis; e em reunião com o chef Gilmar Borges para tratar da edição de 2022 do Projeto Cozinha Raiz, que será realizado também Pirenópolis, com contribuições para a gastronomia e o turismo de Goiás. 

READ  Morre, em Anápolis, Nilde Perpétua de Rezende, avó do deputado Amilton Filho

Na segunda quinzena de junho foi a vez de a Comissão de Turismo da Alego marcar presença em evento da Rota dos Pirineus, Queijos e Vinhos de Goiás; na Capina do Lago de Santa Efigênia, em Niquelândia; no Festival ABC da Boa Mesa, em Cristalina; nas Cavalhadas em São Francisco de Goiás; na Primeira Feria Gastronômica de Santa Cruz de Goiás; e na Festa dos Carreiros, em Trindade. 

Foram feitas, também, reuniões como a da região turística da Estrada de Ferro, quando foi realizada a eleição do Fórum dos Municípios da Região Turística da Estrada de Ferro; do Fórum da Região Turística Pegadas no Cerrado e da Associação Turística Pegadas no Cerrado, em Paraúna; e do lançamento da “Rota dos Pirineus – Queijos e Vinhos de Goiás”, na sede do Sebrae-GO. 

Projeto em tramitação 

Apenas um projeto de lei foi encaminhado para análise do colegiado durante o primeiro semestre do ano. Em maio, a comissão recebeu o processo legislativo nº 7788/21, que institui a Política Estadual de Incentivo ao Turismo em Goiás. A matéria já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a qual encaminhou o texto para análise da Comissão de Turismo, onde aguarda agora ser distribuído ao relator. 

O projeto, proposto pelo deputado Bruno Peixoto (UB), tem o objetivo de garantir políticas públicas que divulguem o turismo existente em Goiás, incentivando o turista a explorar sua beleza natural e histórica, buscando o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do estado, e valorizando os benefícios do turismo da região. 

O colegiado 

Integram a comissão, além do deputado Coronel Adailton (PRTB), como membros titulares, os deputados Amilton Filho (MDB), na vice-presidência; Cláudio Meirelles (PL), Henrique Arantes (MDB), Jeferson Rodrigues (Republicanos), Lucas Calil (MDB) e Paulo Trabalho (PL). São suplentes os parlamentares Amauri Ribeiro (UB), Chico KGL (UB), Delegado Humberto Teófilo (Patriota), Gustavo Sebba (PSDB), Thiago Albernaz (MDB) e Wagner Neto (PRTB). 

Estão entre os campos temáticos, áreas de atuação e competências da Comissão de Turismo a promoção de atividades como a gestão, junto aos organismos nacionais e internacionais, no sentido de angariar recursos financeiros para serem aplicados na área de turismo; a discussão de assuntos atinentes ao desenvolvimento dos polos turísticos do estado; a realização de seminários, palestras e encontros regionais, difundindo o potencial turístico goiano; e demais ações necessárias para o desenvolvimento do turismo em Goiás. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA