Política

Comissão de Finanças

Publicado

em

O secretário estadual de Saúde, Sandro Rogério Rodrigues Batista, participou de reunião da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento na tarde desta quarta-feira, 9, quando prestou informações sobre as contas do Governo relativas à sua pasta.  A reunião foi realizada, de forma híbrida, na sala das comissões do Palácio Maguito Vilela, sob o comando do deputado Chico KGL (UB). Também participaram os deputados Bruno Peixoto (UB), Coronel Adailton (PRTB), Paulo Trabalho (PL), Zé Carapô (Pros), Francisco Oliveira (MDB) e Tião Caroço (UB).

Sandro Rodrigues fez a prestação de contas referentes ao terceiro quadrimestre de 2021 e, também, ao primeiro e ao segundo quadrimestres de 2022. Antes de apresentar os dados, o secretário fez um resumo das ações da Secretaria de Saúde desde 2019, sob a gestão de Ronaldo Caiado. De acordo com ele, os projetos e mudanças implantados foram inéditos em todo o Brasil, considerando as dificuldades trazidas pela pandemia do novo coronavírus.

Entre essas ações, Rodrigues destacou a regionalização do atendimemto, com a implantação de sete hospitais em diferentes regiões do Estado, além de 582 novos leitos de UTI e seis novas maternidades. Também citou a criação de seis policlínicas onde os pacientes recebem um atendimento preliminar especializado evitando a grande procura pelos hospitais, para onde agora vão apenas se realmente necessitarem de internação.

Os hospitais regionalizados foram implantados em Formosa, Luziânia, São Luís de Montes Belos, Itumbiara, Jataí, Uruaçu, além do Hospital da Criança e do Adolescente (Hecad) e ainda o Hospital da Mulher em Goiânia. Quanto às policlínicas, foram instaladas nos municípios de Posse, Quirinópolis, Goianésia, Formosa, São Luis de Montes Belos e Cidade de Goiás.  

READ  Wagner Neto apresenta projeto que reconhece Uruana como capital Goiana da Melancia

Além dos investimentos na estrutura física, Sandro comentou sobre a grande evolução na qualidade dos serviços oferecidos, com a realização de serviços de alta complexidade e atendimento especializado. O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos, por exemplo, realizou sua primeira cirurgia de prótese no fêmur e também se tornou referência em cirurgia ortopédica, além da realização de 315 exames urológicos.

Já o Hospital Estadual de Santa Helena (HERSO) realizou captação de órgãos, beneficiando pacientes de Goiás e de Brasília. O Hospital Estadual de Aparecida (HEAPA) recebeu equipamentos de tomografia computadorizada de alta performance, enquanto o Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) passou a oferecer tomografia computadorizada e novo equipamento de Raio X.

Em Goiânia, o Hospital Geral de Goiânia (HGG) inaugurou nova unidade de transplantes, enquanto que o Hugol inaugurou sua unidade de ressonância magnética.

“Num período de pandemia, a gente trabalhou com a implantação de sete hospitais e de seis policlínicas. Então isso provocou uma verdadeira revolução no sistema de saúde aqui de Goiás. Algo extremamente importante. A gente via pessoas que se deslocavam mil quilômetros, entre ida e volta, para fazer uma simples consulta, hoje a lógica é que isso aconteça mais próximo das pessoas”, comemorou Sandro Rodrigues.

Desafios

O secretário de Saúde acrescentou que apesar dos avanços, a saúde pública enfrenta desafios, em muitos casos impostos pela pandemia no novo coronavírus, que provocou represamento na realização de procedimentos médicos e de exames de diagnóstico, assim como o acúmulo de cirurgias eletivas. “Essas necessidades que ficaram ali guardadas temporariamente, de juntar tudo isso e melhorar eficiência, de melhorar a qualidade de cuidado, é o grande desafio. Quanto mais a gente imprime qualidade, quanto mais a gente imprime eficiência, mais ainda a gente precisa evoluir nisso aí”, argumentou o secretário.

READ  Encerrada reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação

A rede pública estadual de saúde está em expansão mediante a construção de novas unidades, reformas e ampliação das já existentes. Sandro Rodrigues destacou quais as que são prioritárias no processo de regionalização da saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A gente tem em execução o Hospital Estadual de Águas Lindas, uma obra antiga, que já tinha sido inaugurado algumas vezes. É um hospital que precisa funcionar. Ele está em andamento, a gente inaugura lá no ano que vem. Além disso, a gente vai ter a construção de duas policlínicas, além das seis que já estão em funcionamento. Uma em Mozarlândia e outra em Mineiros. E a grande obra será o hospital oncológico, em Goiânia. Esse deve ser o maior legado que o governador Ronaldo Caiado vai deixar, sem desmerecer os demais”, ponderou.

Vacinação

Durante a apresentação na comissão, o secretário pediu apoio aos deputados que integram o colegiado, para que eles possam ajudar a impulsionar as campanhas de vacinação contra doenças preveníveis, como a gripe e a poliomielite. No caso da pólio, Sandro Rodrigues apresentou no relatório uma defasagem na cobertura vacinal. Em relação ao público alvo, crianças entre 1 e 4 anos, somente 59,66% delas haviam sido imunizadas, até o dia 20 de outubro de 2022. “Precisamos do apoio de todos vocês, deputados, nessa missão. Estamos longe de alcançar o desejável, que é uma cobertura vacinal acima de 90%. A população precisa evitar o retorno de doenças, como a poliomielite”, concluiu.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA