Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Comissão da Criança incentiva doação a crianças, adolescentes e idosos com desconto no Imposto de Renda

Publicado

em

Muitas pessoas ainda não sabem, mas os contribuintes goianos podem fazer doações aos 186 Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e também do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente. As doações estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e podem ser declaradas no Imposto de Renda. A Receita Federal possibilita a destinação de parte do imposto devido a instituições sociais que vão ajudar crianças e adolescentes, sem aumento de tributos.

A Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa de Goiás sugere e incentiva pessoas físicas e empresas a doarem parte da dívida do Imposto de Renda (IRPF) a um dos 186 Fundos Municipal da Criança e Adolescente ou do Idoso.

De acordo com a presidente do colegiado, deputada Lêda Borges (PSDB), os recursos doados são aplicados de acordo com as demandas descritas pelos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente. “As verbas são usadas em ações de atendimento ao público em situações de risco e vulnerabilidade social, vítimas de maus-tratos, torturas, abandonos, violência e exploração sexual, além de medidas que visem a erradicação do trabalho infantil e a profissionalização de adolescentes.”

Para ela, o contribuinte que faz a doação ajuda e muito a manutenção de uma rede de proteção para auxiliar crianças e adolescentes, que têm sofrido todo tipo de violência, dentre elas, a sexual. A pandemia da covid-19 mostrou o tamanho da problemática envolvendo este grupo. Para se ter ideia, no Brasil, a cada uma hora, dez crianças são violentadas. Em Goiás, três crianças são abusadas por dia. “Por este motivo, precisamos ampliar os programas e isso é feito também através de recursos dos Fundos Municipais e Estadual. Vários desses programas têm como fonte principal de captação de recursos essas doações”, completa Lêda.

Para contribuir, é muito simples. Basta acessar o programa da Receita Federal e clicar em “doações diretamente na declaração”. Em seguida, selecione a aba criança e adolescente e clique no botão “novo”. Escolha o tipo de fundo: Nacional, Estadual ou Municipal. Selecione o estado e o município de destino. Digite a quantia que deseja doar de acordo com o valor indicado abaixo e, por fim, imprima e pague a documento de arrecadação de receitas federais.

Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, o valor total destinado será abatido no valor final que deveria ser pago. Na hipótese de saldo de imposto a restituir, o valor total destinado será somado à restituição e devolvido com atualização pela taxa Selic em um dos lotes de restituição do IRPF 2022. Caso a declaração já tenha sido feita, é possível acessar a qualquer momento o formulário de retificação da Receita Federal.

O contador Rodrigo Rezende Mendonça explica a destinação do dinheiro arrecadado. “O conselho, após receber a doação, realiza editais para encaminhar o repasse às instituições que desenvolvem ações com crianças e adolescentes ou idosos em situação de vulnerabilidade social. Essas entidades desenvolvem ações que garantem o direito, a autonomia e participação efetiva da criança, adolescente e idoso na sociedade. Todo processo é realizado dentro da legislação e com total transparência para que o recurso chegue efetivamente aonde tem que chegar.”

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA