Distrito Federal

Começa plantio dos bosques de ipês no Parque Burle Marx

Publicado

em


Primeiro bosque de ipês conta com mudas doadas pela Novacap / Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Novacap, deu início, na manhã dessa terça-feira (9), ao plantio de 500 mudas de ipês de várias cores, no Parque Ecológico Burle Marx.

É uma ação prevista no tratamento paisagístico local, que contempla a formação de dois bosques de ipês. As ações de paisagismo começaram na parte da unidade de conversação voltada para a Asa Norte O outro será plantado futuramente, em parte do parque voltada para o Noroeste.

“O que estamos realizando aqui é algo muito importante, é recuperação ambiental que representa um grande ganho para a sociedade e para o meio ambiente”Cláudio Trinchão, presidente do Instituto Brasília Ambiental

A área do Burle Marx preserva uma das maiores manchas de Cerrado da capital federal, sendo considerado corredor ecológico relacionado ao Parque Nacional de Brasília.

De acordo com o presidente do instituto, Cláudio Trinchão, a plantação dos bosques no Burle Mark integra uma série de iniciativas para a implantação efetiva daquela unidade de conservação (UC), beneficiando os moradores de ambos bairros e a comunidade em geral do DF.

READ  Parque Estadual do Jalapão completa 20 anos e se consolida como a joia do turismo tocantinense

“O que estamos realizando aqui é algo muito importante, é recuperação ambiental que representa um grande ganho para a sociedade e para o meio ambiente”, ressaltou.

Dirigentes do Brasília Ambiental participam do início do plantio no parque ecológico / Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Lembrou o dirigente do Brasília Ambiental que já houve neste ano a retirada de 1.602 veículos que ocupavam, há décadas, área do parque nos fundos da sede do Detran, entre as várias intervenções já realizadas no parque.

“No ano passado, foram feitos o cercamento e a ciclovia do lado do Noroeste”, relatou Trinchão. “Este ano estão sendo licitadas a grama, a ciclovia e a via do lado da Asa Norte, assim como as duas ilhas de equipamentos para uso comunitário, uma voltada para a Asa Norte e outra para o Noroeste”.

Mosaico

Trinchão destaca também o Plano de Manejo da UC, publicado em janeiro no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), no qual consta o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), com o qual o plantio dos bosques dos Ipês está afinado.

9 mil Total de mudas doadas pela Novacap para o Parque Burle Mark

Já a superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), Rejane Pieratti, conta que as cores dos diversos ipês plantados vão formar um mosaico criado pela equipe da Diretoria de Parques e Unidades de Conservação (Dipuc) do Brasília Ambiental.

READ  Prefeitura entrega modernização do Cmei Parque Atheneu

Espécies do Cerrado

Pieratti destacou que as mudas dos ipês foram doadas pela Novacap. Fazem parte de um conjunto de 9 mil mudas que a empresa disponibilizou para o parque Burle Marx.  Desse total, 95% — 8,5 mil mudas — são espécies nativas do Cerrado. Das doações, 3, 5 mil já estão com os berços abertos no parque para que seja efetivado o plantio imediatamente.

O chefe da Divisão de Implantação de Áreas  Verdes da Novacap, José Antônio Licassali, afirma a importância da parceria entre a Novacap e o Brasília Ambiental para a conservação das áreas verdes da capital.  “Plantando, preservamos essas áreas, fundamentais para a qualidade de vida de quem mora aqui”, pontou Licassali

Esteve também presente à atividade a assessora de Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Patrícia Bueno.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA