Novo Gama

Com período de chuvas intenso a Secretaria de Saúde alerta para cuidados com água parada

Publicado

em

Além da dengue, o mosquito Aedes Aegypti é responsável por transmitir zika, chikungunya e febre amarela urbana

 

A Prefeitura de Novo Gama, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, tem executado ações pontuais no combate à dengue e ao mosquito Aedes Aegypti, no município.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Endemias, Márcia da Silva, os Agentes distribuem panfletos e realizam, diariamente, visitas domiciliares em todos os bairros da cidade, a fim de orientar os moradores sobre os cuidados necessários.

“O Aedes Aegypti está cada vez mais resistente, então cabe a cada um cuidar do seu próprio quintal. É importante que as gestantes utilizem repelente ao longo do dia, porque além da dengue, temos a zika e a chikungunya”.

A enfermeira descreve os sintomas mais comuns e orienta o que deve ser feito em caso de suspeita de dengue. “Ao apresentar sinais de febre, dor atrás dos olhos, dores no corpo; é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima da residência”.

Conforme informações da Secretaria de Saúde, cada caso positivo deve ser notificado e levado à Vigilância Sanitária. Assim que os dados forem inseridos no sistema, os agentes têm até 09 dias para realizar ações intensivas, como é o caso do carro fumacê.

A dengue é uma doença sazonal, ou seja, típica de determinada estação ou época do ano; em determinados meses é possível observar uma alta na taxa de transmissão. O secretário da Saúde, Júlio Campos, ressalta a importância das ações de combate à dengue e faz um pedido à população.

“A gestão municipal, preocupada com a incidência de casos de dengue no município, pede a colaboração da comunidade para que cuide da sua residência. Àqueles que criam plantas, para estarem sempre verificando se não há água parada nas vasilhas, a fim de evitar o surgimento de focos do mosquito”.

Prefeitura de Novo Gama

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA