Nacional

Com Lula, confiança no presidente da República é a maior desde 2012

Publicado

em

Medida pelo Ipec, confiança dos brasileiros no presidente chega a 50 pontos. Confiança no governo federal também cresceu após a volta de Lula

Com Lula no comando do país, a confiança dos brasileiros no presidente da República chegou ao maior nível desde 2012. É o que mostra o Índice de Confiança Social (ICS), medido pelo Ipec e divulgado nesta terça-feira (18) pelo jornal O Globo.

O ICS é uma série anual de pesquisas feitas desde 2009, inicialmente pelo Ibope e mantida hoje pelo Ipec, utilizando a mesma metodologia. Segundo o levantamento, a confiança na figura do presidente hoje marca 50 pontos, numa escala de zero a cem. 

Além de ser a maior nota alcançada desde 2012, o índice é nove pontos superior ao que foi registrado em 2022, último ano da gestão de Jair Bolsonaro.

O resultado foi comentado por lideranças do PT. “O Brasil está voltando a confiar em suas instituições”, avaliou o deputado federal e líder do partido na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR). “Agora temos um presidente de verdade”, ressaltou a deputada Erika Kokay (PT-DF). 

READ  Presidente da CLDF será governador por quatro dias

Ânimo

Segundo O Globo, o início do governo Lula também inspira mais confiança que o de Bolsonaro. A administração federal marca 52 pontos na escala elaborada pelo Ipec, cinco a mais do que no ano passado e dois acima do registrado em 2019, primeiro ano do hoje inelegível.

Ao jornal, a professora Rachel Meneguello, da Unicamp, afirmou que os dados “refletem certo ânimo com o funcionamento democrático da política brasileira instalado com o governo Lula”.

Para realizar o levantamento, o Ipec entrevistou presencialmente 2 mil moradores de 127 municípios entre 1° e 5 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

 

Comentários do Facebook
Propaganda

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA