Cidades

Coleta seletiva mantém rotina de atividades e recolhe resíduos recicláveis em todos os bairros da cidade

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realiza, nesta quarta-feira (28/09), coleta seletiva em bairros como Conjunto Vera Cruz, Jardim das Hortências, Jardim Imperial, Jardim Mariliza, Jardim São José, Setor Nova Vila, Parque Atheneu, Parque Bom Jesus, Parque Oeste Industrial, dentre outros.

O serviço é executado com o auxílio de 20 caminhões. Os moradores separam o lixo orgânico e disponibilizam na lixeira externa os materiais recicláveis. Todos os meses, mais de 2,5 mil toneladas de recicláveis, como papel, plástico, papelão, metais e vidros são coletadas e enviadas às 13 cooperativas parceiras.

“A coleta seletiva ajuda a fazer de Goiânia uma cidade mais sustentável, uma vez que reduz a quantidade de resíduos enviados ao Aterro Sanitário e ainda gera emprego e renda para centenas de famílias que vivem da reciclagem. Todos podem ajudar com o simples ato de separar o lixo em casa”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Todos os bairros da capital são beneficiados com o serviço. Nos locais onde a geração de resíduos domésticos recicláveis é menor, o caminhão da coleta passa com a frequência de uma vez na semana. Já nos locais onde o volume de resíduos recicláveis é maior, a coleta é feita de duas a três vezes por semana.

READ  Encerramento das Atividades

O morador pode consultar os dias e horários em que a coleta seletiva passa em seu bairro no site goiania.go.gov.br/comurg ou no Instagram da Comurg (@comurggoiania). Os canais disponíveis para tirar dúvidas sobre o serviço são o WhatsApp (62) 98596-8555 ou o teleatendimento 24h, pelo telefone (62) 3524-8555.

Como fazer a separação do lixo doméstico
A separação correta do lixo residencial exige uma lixeira exclusiva para resíduos orgânicos, como restos de comida e cascas de frutas e verduras. Esses itens não podem ser misturados aos recicláveis, sob risco de inviabilizar o reaproveitamento. Dejetos sanitários, como fraldas e papel higiênico usados, também devem ser acondicionados de forma separada.

Constituem resíduos recicláveis: caixa de papelão, sacolas e embalagens plásticas, papéis brancos e pardos, revistas, jornais, garrafas plásticas, potes e latas de alumínio e vidros. Já os resíduos não recicláveis são sobras de alimentos, embalagens de marmitex (alumínio e isopor), lâmpadas, frascos de medicamentos e o lixo do banheiro.

Fotos: Luciano Magalhães/ Comurg

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

READ  Segunda dose contra Covid-19 será em sete postos fixos sem agendamento nesta quinta e sexta-feira

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA