Cidades

Coleta de lixo orgânico e material reciclável está regularizada, e atende 85 circuitos com frota de 65 caminhões baús e prensas

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), opera com os serviços de coleta orgânica e seletiva normalizados na capital. São 45 prensas e 20 caminhões da coleta seletiva, que rodam em 85 circuitos diários, divididos nos períodos diurnos e noturnos, em mais de 640 bairros da cidade.

A coleta diária realizada pela Comurg não inclui Grandes Geradores de Resíduos Sólidos (GGRS), ou seja, aqueles que produzem mais de 200 litros diários, como comércios, empresas e prédios comerciais.

Goiânia possui, atualmente, 2.347 locais enquadrados como grandes geradores, que precisam contratar empresas especializadas para fazer a coleta e o descarte do resíduo. A medida é amparada pela a Lei nº 9.498, de 19 de novembro de 2014, que atende o Código de Posturas do Município e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina ao Poder Executivo a coleta gratuita apenas do resíduo domiciliar.

Na Comurg, a soma da frota orgânica e seletiva conta com 65 caminhões, sendo que, por mês, são 36 mil toneladas de lixo urbano residencial coletadas, e 2,5 mil de recicláveis. O serviço de coleta orgânica em Goiânia funciona todos os dias da semana. Em determinados bairros, nos quais a geração de lixo doméstico é maior por causa do adensamento, a coleta é diária, a exemplo do Setor Central, Setor Serrinha, Setor dos Aeroviários, Jardim América, Setor Nova Suíça, Jardim Goiás, Setor Nova Vila, Park Lozandes, Vila Santa Efigênia e Parque Amazônia.

READ  "Mobilização em Ação – Coleta Seletiva" nesta quinta (2) em Sobradinho

Nos bairros onde a geração de resíduos é menor, os caminhões passam em dias alternados. Alto da Glória, Bairro Goiá, Setor Santa Genoveva, Bairro Santa Rita, Conjunto Primavera, Conjunto Riviera, Jardim Imperial, Setor Garavelo, Setor Finsocial, Vila Regina, Setor Itatiaia, dentre outros, são atendidos três vezes ao longo da semana.

O morador pode consultar os dias e horários em que a coleta orgânica passa em seu bairro no site da Prefeitura de Goiânia (goiania.go.gov.br/comurg) ou no Instagram da Comurg (@comurggoiania). Os canais disponíveis para tirar dúvidas sobre o serviço são o WhatsApp (62) 98596-8555 ou o teleatendimento 24 horas, pelo telefone (62) 3524-8555.

Para o recolhimento de móveis e outros objetos reutilizáveis, basta agendar o Serviço de Cata-treco, pelos telefones (62) 3524-8500 e (62) 98596-8555. Para os entulhos, poda de árvores, móveis, recicláveis, eletrônicos e pneus, existem quatro Ecopontos Municipais à disposição da população.

Coleta seletiva tem dia e hora para passar
Em Goiânia, a coleta seletiva atende todos os bairros da Capital em horários e dias pré-estabelecidos em cronograma da Comurg, disponibilizado no portal da Companhia. Recentemente, quatro novos caminhões foram contratados pela Prefeitura, ampliando a frota deste serviço para 20 veículos.

READ  Estado leva benefícios do Goiás Social a Quirinópolis

A chegada dos novos caminhões possibilitou a ampliação do recolhimento de materiais recicláveis como papel, plástico, papelão e vidro em 559 toneladas por semana. Todos os meses, mais de 2,5 mil toneladas de recicláveis são coletadas e enviadas a 13 cooperativas parceiras. Os cidadãos podem consultar os horários do caminhão da coleta seletiva pelo site: www.goiania.go.gov.br/comurg/.

Ecopontos: Funcionamento e locais
Os ecopontos Guanabara, Faiçalville, Campos Dourados e São José são administrados pela Comurg, e funcionam todos os dias, das 07h às 22h, com exceção do São José, que funciona até as 19h.
• -Ecoponto Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II
• -Ecoponto Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville
• -Ecoponto Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
• -Ecoponto Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA