Distrito Federal

Chega a hora de ir para a rua pela primeira vez

Publicado

em


Um batalhão de cerca de 700 policiais militares, uma dúzia de viaturas e ônibus da Polícia Militar (PMDF) tomaram conta do espaço livre em frente ao Museu Nacional da República, no Eixo Monumental, nesta quarta-feira (12). Ali estava mais um reforço para a segurança do Distrito Federal: alunos do curso de formação (492 praças e 200 cadetes) iniciaram, nesta quarta-feira (12), a experiência nas ruas, após uma temporada de aulas na academia de polícia.

A tropa foi apresentada ao comandante-geral da PM, coronel Márcio Vasconcelos, e a outras autoridades da corporação. Depois, embarcou nos ônibus para o serviço | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Eles integram a Operação PMDF 212 anos, em alusão ao aniversário da corporação no dia 13 de maio. Os novatos, sob a supervisão de policiais efetivos, farão o chamado policiamento ostensivo, atendendo à região central de Brasília, em bairros como a Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, Noroeste e Lago Sul.

A tropa foi apresentada ao comandante-geral da PM, coronel Márcio Vasconcelos, e a outras autoridades da corporação. E, em seguida, embarcou nos ônibus para o serviço. “A introdução desses novos servidores é muito importante sob o ponto de vista educacional. Mas, sobretudo, do ponto de vista operacional”, disse. “Estamos incorporando hoje quase 700 policiais em nossa rotina diária de serviços”, complementa Vasconcelos.

A PMDF tem hoje um efetivo de aproximadamente 10.600 policiais. Desde o início de 2019, a atual gestão do GDF já convocou 1.474 aprovados em concursos da corporação

O curso de formação de praças da Polícia Militar tem a duração de oito meses, e o de oficiais, de três anos. No início de setembro, os primeiros já estarão formados. Os oficiais ainda levam mais um ano, pelo menos. Segundo o comandante da Escola de Formação de Praças, major Rodrigo Abadio, este é o momento de todos colocarem em prática os ensinamentos do curso de formação.

READ  GDF Presente desativa lixão irregular no Recanto das Emas

“Trabalhamos diversas disciplinas como abordagem policial, policiamento ostensivo, defesa pessoal e tiro, entre outras. E essa inserção nas ruas faz parte do nosso estágio operacional”, explica. “Eles farão o que chamamos de policiamento a pé toda semana, das 14h às 23h”, complementa Abadio.

Ruana Araújo: “Hoje começo efetivamente a servir a população do Distrito Federal” | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Frio na barriga”

A brasiliense Ruana Araújo, 29 anos, é uma das 59 futuras soldadas que começaram a atuar nesta quarta-feira (12) na parte operacional. Ela se disse muito feliz e não escondeu o “friozinho na barriga” de já poder contribuir com a segurança pública da capital.

“Estávamos muito ansiosos. Para mim, hoje começo efetivamente a servir a população do Distrito Federal após cinco meses de treinamento”, confessa. “Uma coisa é estar na academia de polícia aprendendo. A outra é colocar em prática, fazer o policiamento ostensivo. Um grande momento para nós”, conta.

A PMDF tem atualmente um efetivo de aproximadamente 10.600 policiais. Desde o início de 2019, a atual gestão do GDF já convocou 1.474 aprovados em concursos da corporação. Parte destes ainda está em processo de formação e, logo, poderá reforçar a tropa.

READ  Primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás terá 500 participantes
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA