Política

Charles Bento propõe criar o Dia de Conscientização da Doença de Parkinson

Publicado

em

O deputado Charles Bento (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto nº 10095/22, com o qual propõe criar o Dia Estadual de Conscientização da Doença de Parkinson, a ser comemorado, anualmente, no dia 11 de abril.   

A proposta explica que a doença de Parkinson foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson. “É uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa, causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular e desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.” 

O parlamentar destaca que não é uma doença fatal, nem contagiosa, e não afeta a memória ou a inteligência da pessoa acometida. “Também não há evidências de que seja hereditário. Apesar dos avanços científicos, não é curável, é progressiva, podendo variar em cada paciente, e sua causa ainda é desconhecida”, afirma Bento. 

O legislador anota, ainda, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 11 de abril de 1988 como o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson com o objetivo de informar e conscientizar sobre a doença e suas formas de tratamento, pois atinge cerca de 8 milhões de pessoas. 

READ  Encerrada a audiência pública que contou com a presença da secretária da Economia, Cristiane Schmidt

Bento esclarece que a doença pode e deve ser tratada para combater os sintomas, como ocorre com medicamentos e, em alguns casos, com fisioterapia, cinesioterapia e cirurgia, que podem retardar a progressão.

O projeto foi recebido pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde está sob a relatoria do deputado Talles Barreto (UB).

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA