Política

Centenário de Aparecida de Goiânia será comemorado em sessão solene organizada pelo deputado Max Menezes

Publicado

em

Por iniciativa do deputado Max Menezes (PSD) vai ser realizada nesta terça-feira, 3, às 20 horas, no plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa de Goiás, uma sessão solene em comemoração ao centenário de Aparecida de Goiânia, hoje a segunda maior cidade de Goiás. Na ocasião, mais de cem pessoas serão homenageadas pelos serviços prestados ao município.

Aparecida de Goiânia, localizada na região Metropolitana da Capital, celebra seu centenário no próximo dia 11 de maio de 2022, data emblemática para sua história. Fundada em 1922, assume, atualmente, o perfil de cidade inteligente e progressista, com polo empresarial, universidades e investidores nos mais variados setores. Atualmente, é uma das cidades do Centro-Oeste brasileiro que mais abre vagas de emprego, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

História da fundação

Era 1922 quando foi realizada a primeira missa campal pelo vigário Francisco Wand, na então fazenda Santo Antônio, no local onde hoje está fincada a cruz de aroeira e foi construída a Igreja Matriz de Aparecida. Foi naquele dia que surgiu a ideia de criar um município, para o qual três senhores se prontificaram a doar suas terras, sendo eles: Abrão Lourenço de Carvalho, Antônio Batista de Toledo e Benedito Batista de Toledo.  

READ  Encerramento das Atividades

Como tradição em todos os aniversários da cidade, a igreja da Praça Matriz, localizada no Centro de Aparecida de Goiânia, realiza uma missa destinada à comunidade e aos fiéis. Esse ano, dentro do calendário de comemoração do centenário, a celebração religiosa deve ser presidida pelo arcebispo Dom João Justino.

Foi desta forma que surgiu o município, que hoje abriga mais de 600 mil habitantes, conforme os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Aparecida de Goiânia hoje

Por não possuir uma grande área geográfica, inviabilizando a produção agrícola e pecuária, Aparecida de Goiânia aproveitou sua proximidade com a Capital para criar uma base econômica ancorada na industrialização. Foi na década de 1990 que deu início ao seu programa de industrialização de forma mais intensa, aproveitando que o município se localiza na região Sul da Capital do estado e possui ligação com a região Sudeste do País, pela BR-153.

Passados 30 anos, Aparecida é, agora, um dos municípios mais industrializados de Goiás e possui um dos índices de desenvolvimento econômico mais expressivos do estado. Atualmente, Aparecida consolidou sua posição como um dos três municípios goianos que figuram entre as 100 maiores economias do Brasil.

READ  Centenário de Frans Krajcberg é celebrado com exposição no MuBE

Hoje os aparecidenses podem se orgulhar do grande número de empresas funcionando no município, o que permitiu o registro de grande salto no número de CNPJ’s ativos, saindo de 6 mil, em 2008, para cerca de 60 mil, em 2021. É um crescimento de 900% em 13 anos, índice muito superior à média nacional. E mesmo em meio à pandemia de covid-19, Aparecida conseguiu preservar um ambiente de negócios favorável à expansão do setor privado. Agora centenária, Aparecida se prepara para uma expansão ainda maior nos próximos anos.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA