Distrito Federal

CEB Geração faz procedimento de abertura de comportas da Barragem Paranoá

Publicado

em


Com as fortes chuvas que vêm caindo em todo o Distrito Federal e arredores, o reservatório de águas do Lago Paranoá alcançou, na madrugada de hoje, a cota de 1.000,60 metros. Desta forma, a Ceb Geração informa que, a partir das 12h de hoje, após o sobrevoo de helicóptero realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF, com a finalidade de controlar o volume de água represado, adotará o procedimento de abertura de comportas da Barragem do Paranoá, atendendo aos protocolos de segurança.

1.000,60 metrosCota atingida na madrugada desta segunda-feira, provocada pelas fortes chuvas que caem no DF

“Os três primeiros meses de do ano são os mais chuvosos no Distrito Federal. Com o aumento do volume de água, a equipe técnica da Ceb Geração sinalizou a necessidade iminente de abertura das comportas do vertedouro da Barragem Paranoá”, explica o Diretor-Geral da Ceb Geração, Eduardo Roriz. “Essa ação é necessária para que os níveis da Barragem permaneçam dentro de patamares confortáveis e em conformidade com as normas técnicas”, completa ele.

READ  Luvas com água morna dão conforto a pacientes com covid-19

“Será a primeira abertura de comportas após termos investido na completa renovação do sistema de notificação sonora da Barragem”, lembra o Presidente da Ceb, Edison Garcia.

Edison Garcia, presidente da Ceb

completou.

O monitoramento e controle do nível do lago é uma atribuição da Ceb Geração, que desde ontem tem se preparado para a abertura de comporta, conforme procedimento operacional de controle vazão da Barragem Paranoá.

Deste modo, nesta manhã (15.02), a Companhia notificou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes, para mobilização na execução do procedimento, com de sobrevoo de helicóptero, antes da abertura das comportas, nas áreas a jusante da barragem e aviso in loco nas comunidades. O alerta tem a finalidade de avisar a população para que fique atenta às mudanças repentinas no volume do Rio Paranoá. Pedimos para que se evite circular às margens do Rio, o que inclui a prática de pesca e banho no local.

*Com informações da Ceb Geração

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA