Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

CEB Geração faz procedimento de abertura de comportas da Barragem Paranoá

Publicado

em


Com as fortes chuvas que vêm caindo em todo o Distrito Federal e arredores, o reservatório de águas do Lago Paranoá alcançou, na madrugada de hoje, a cota de 1.000,60 metros. Desta forma, a Ceb Geração informa que, a partir das 12h de hoje, após o sobrevoo de helicóptero realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF, com a finalidade de controlar o volume de água represado, adotará o procedimento de abertura de comportas da Barragem do Paranoá, atendendo aos protocolos de segurança.

1.000,60 metrosCota atingida na madrugada desta segunda-feira, provocada pelas fortes chuvas que caem no DF

“Os três primeiros meses de do ano são os mais chuvosos no Distrito Federal. Com o aumento do volume de água, a equipe técnica da Ceb Geração sinalizou a necessidade iminente de abertura das comportas do vertedouro da Barragem Paranoá”, explica o Diretor-Geral da Ceb Geração, Eduardo Roriz. “Essa ação é necessária para que os níveis da Barragem permaneçam dentro de patamares confortáveis e em conformidade com as normas técnicas”, completa ele.

“Será a primeira abertura de comportas após termos investido na completa renovação do sistema de notificação sonora da Barragem”, lembra o Presidente da Ceb, Edison Garcia.

Edison Garcia, presidente da Ceb

completou.

O monitoramento e controle do nível do lago é uma atribuição da Ceb Geração, que desde ontem tem se preparado para a abertura de comporta, conforme procedimento operacional de controle vazão da Barragem Paranoá.

Deste modo, nesta manhã (15.02), a Companhia notificou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes, para mobilização na execução do procedimento, com de sobrevoo de helicóptero, antes da abertura das comportas, nas áreas a jusante da barragem e aviso in loco nas comunidades. O alerta tem a finalidade de avisar a população para que fique atenta às mudanças repentinas no volume do Rio Paranoá. Pedimos para que se evite circular às margens do Rio, o que inclui a prática de pesca e banho no local.

*Com informações da Ceb Geração

Fonte: Governo DF

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA