Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

CCJ realiza reunião nesta quinta-feira, 9, às 14 horas. O colegiado é presidido pelo deputado Humberto Aidar

Publicado

em


Os deputados integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Poder Legislativo estadual se reúnem nesta quinta-feira, 9. Na pauta, sete matérias para apreciação e votação, seis delas com parecer favorável da relatoria, além de um veto, com entendimento pela manutenção.

Os trabalhos terão início às 14 horas, sob a coordenação do deputado Humberto Aidar (MDB), presidente do colegiado. A sessão híbrida poderá ser acompanhada pela população em geral e imprensa pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Dentre as proposituras com parecer favorável se destaca o reconhecimento do Observatório de Rio Verde (ORV), com sede naquele município do sudoeste goiano, como de utilidade pública, conforme texto do deputado Lissauer Vieira (PSB), no processo nº 7526/21. Em sua justificativa, o parlamentar aponta que a entidade visa incentivar e contribuir com o aprimoramento pessoal e profissional de membros da comunidade e de profissionais ligados às áreas de interesse da ORV, através de cursos, seminários, palestras, debates, grupos de estudos, entre outras atividades.

O ORV é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que iniciou suas atividades oficialmente no dia 3 de maio de 2018, no município de Rio Verde. É integrado pela Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv), Associação dos Granjeiros e Integrados em Terminação da Perdigão Agroind S.A (Aginterp), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL),  Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Maçonaria, Sescon, Sindilojas, Sindicato rural, Unimed e OAB. A finalidade é atuar como organismo de apoio à comunidade para pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comportamento de entidades e órgãos públicos com relação à aplicação dos recursos, ao comportamento ético de seus funcionários e dirigentes, aos resultados gerados e a qualidade dos serviços prestados.

A organização tem como dever e missão estimular a participação da sociedade civil organizada no processo de avaliação da gestão dos recursos públicos, a fim de defender e reivindicar a austeridade necessária na sua aplicação, dentro dos princípios éticos com vistas à paz e à justiça social.

Reconhecimento

Já no texto do processo nº 8812/21, de autoria do deputado Bruno Peixoto (MDB) e outros, o objetivo é reconhecer a contribuição social do vereador Mauri Wierrbick, do município de Chapadão do Céu (GO), gaúcho de Três de Maio (RS), concedendo a ele o título honorífico de cidadania goiana. 

O professor Mauri, que já ocupou o cargo de secretário de Educação, Cultura e Desporto naquele município, desde 1993 tem prestado importantes contribuições para a sociedade com princípios éticos em vários ramos. 

Confira a lista de matérias

Favorável

Processo nº 7579/21 – Governadoria Indica o nome Carolina Tavares Araújo, potencial titular, para compor o Conselho Estadual de Educação (CEE). Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 7677/21 – Governadoria – Indica o nome de Edson Arantes Júnior, na condição de titular, para compor o Conselho Estadual de Educação (CEE). Relatado pelo Virmondes Cruvinel. 

Processo nº 8703/21 – Deputado Henrique Arantes e outros – Concede título honorífico de cidadão goiano a Damaskinos Mansour. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Processo nº 8221/21 – Deputado Cairo Salim e outros – Concede título de cidadania a Ozilene Rubens de Melo. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Processo nº 8812/21 – Deputado Bruno Peixoto e outros – Concede título honorífico de cidadania a Mauri Wierrbicki. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 7526/21 – Deputado Lissauer Vieira – Declara de utilidade pública o Observatório de Rio Verde (ORV), com sede no município de Rio Verde (GO). Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Vetos 

Manutenção

Processo nº 6363/21 – Governadoria – Veta parcialmente o autógrafo de lei nº 84, de 15 de junho de 2021 de autoria Lêda Borges, que dispõe sobre as consignações em folha de pagamento dos servidores civis e militares, ativos e inativos, e pensionistas do Poder Executivo estadual. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA