Política
CCJ realiza reunião nesta quinta-feira, 9, às 14 horas. O colegiado é presidido pelo deputado Humberto Aidar
Os deputados integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Poder Legislativo estadual se reúnem nesta quinta-feira, 9. Na pauta, sete matérias para apreciação e votação, seis delas com parecer favorável da relatoria, além de um veto, com entendimento pela manutenção.
Os trabalhos terão início às 14 horas, sob a coordenação do deputado Humberto Aidar (MDB), presidente do colegiado. A sessão híbrida poderá ser acompanhada pela população em geral e imprensa pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.
Dentre as proposituras com parecer favorável se destaca o reconhecimento do Observatório de Rio Verde (ORV), com sede naquele município do sudoeste goiano, como de utilidade pública, conforme texto do deputado Lissauer Vieira (PSB), no processo nº 7526/21. Em sua justificativa, o parlamentar aponta que a entidade visa incentivar e contribuir com o aprimoramento pessoal e profissional de membros da comunidade e de profissionais ligados às áreas de interesse da ORV, através de cursos, seminários, palestras, debates, grupos de estudos, entre outras atividades.
O ORV é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que iniciou suas atividades oficialmente no dia 3 de maio de 2018, no município de Rio Verde. É integrado pela Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv), Associação dos Granjeiros e Integrados em Terminação da Perdigão Agroind S.A (Aginterp), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Maçonaria, Sescon, Sindilojas, Sindicato rural, Unimed e OAB. A finalidade é atuar como organismo de apoio à comunidade para pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comportamento de entidades e órgãos públicos com relação à aplicação dos recursos, ao comportamento ético de seus funcionários e dirigentes, aos resultados gerados e a qualidade dos serviços prestados.
A organização tem como dever e missão estimular a participação da sociedade civil organizada no processo de avaliação da gestão dos recursos públicos, a fim de defender e reivindicar a austeridade necessária na sua aplicação, dentro dos princípios éticos com vistas à paz e à justiça social.
Reconhecimento
Já no texto do processo nº 8812/21, de autoria do deputado Bruno Peixoto (MDB) e outros, o objetivo é reconhecer a contribuição social do vereador Mauri Wierrbick, do município de Chapadão do Céu (GO), gaúcho de Três de Maio (RS), concedendo a ele o título honorífico de cidadania goiana.
O professor Mauri, que já ocupou o cargo de secretário de Educação, Cultura e Desporto naquele município, desde 1993 tem prestado importantes contribuições para a sociedade com princípios éticos em vários ramos.
Confira a lista de matérias
Favorável
Processo nº 7579/21 – Governadoria – Indica o nome Carolina Tavares Araújo, potencial titular, para compor o Conselho Estadual de Educação (CEE). Relatado pelo deputado Wilde Cambão.
Processo nº 7677/21 – Governadoria – Indica o nome de Edson Arantes Júnior, na condição de titular, para compor o Conselho Estadual de Educação (CEE). Relatado pelo Virmondes Cruvinel.
Processo nº 8703/21 – Deputado Henrique Arantes e outros – Concede título honorífico de cidadão goiano a Damaskinos Mansour. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.
Processo nº 8221/21 – Deputado Cairo Salim e outros – Concede título de cidadania a Ozilene Rubens de Melo. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.
Processo nº 8812/21 – Deputado Bruno Peixoto e outros – Concede título honorífico de cidadania a Mauri Wierrbicki. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.
Processo nº 7526/21 – Deputado Lissauer Vieira – Declara de utilidade pública o Observatório de Rio Verde (ORV), com sede no município de Rio Verde (GO). Relatado pelo deputado Wilde Cambão.
Vetos
Manutenção
Processo nº 6363/21 – Governadoria – Veta parcialmente o autógrafo de lei nº 84, de 15 de junho de 2021 de autoria Lêda Borges, que dispõe sobre as consignações em folha de pagamento dos servidores civis e militares, ativos e inativos, e pensionistas do Poder Executivo estadual. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.
-
Geral7 dias atrás
Murilo Couto se apresenta no Teatro Goiânia
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5898
-
Saúde7 dias atrás
Veterinária alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata em gatos e cachorros
-
Geral7 dias atrás
Aberta seleção para entidades de proteção a crianças e adolescentes
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5899
-
Geral7 dias atrás
Black Friday: como aproveitar a data sem cair nas armadilhas do consumo
-
Edição Digital3 dias atrás
Edição 5901
-
Edição Digital2 dias atrás
Edição 5902
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar