Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Carnaval de Rua de Goiânia pode se tornar evento oficial da cidade

Publicado

em

A proposta é da vereadora Sabrina Garcez, que vê folia crescendo nas ruas da capital

O Carnaval de Rua de Goiânia pode se tornar oficialmente parte do calendário de eventos da cidade. A proposta foi apresentada pela vereadora Sabrina Garcez, que defende que a folia de rua, realizada por blocos e escolas de samba, tem crescido em importância na capital, assim como ocorreu em outras cidades como Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.

Ao entrar no calendário oficial de eventos, o Carnaval de Rua de Goiânia passaria a contar com apoio efetivo através de Leis de Incentivo Cultural, orientações de trânsito, segurança e outros tipos de suporte, com menos burocracia. De acordo com a vereadora, a medida visa exaltar a tradição dos blocos de rua e escolas de samba da cidade, reconhecendo a importância desses grupos para a cultura popular local.

Além de promover a diversão, o Carnaval de Rua de Goiânia movimenta a economia local, gerando empregos e renda nos setores da cultura, entretenimento, moda, serviços e comércio, como bares, restaurantes e hotelaria.

Segundo a parlamentar, a capital conta atualmente com 33 blocos de pré-carnaval e de carnaval contemporâneos, tradicionais e de movimentos sociais. O Grupo Coró de Pau, que abre a folia de 2023 na Estação Cultura, com uma grande apresentação coletiva de 300 percussionistas no 8° Encontro de Blocos de Rua da Cultura Popular, existe há mais de 20 anos, promovendo ações sociais e culturais com música, percussão, blocos de rua e instrumentalidade, mantendo vivo o carnaval tradicional e a cultura popular.

Para a produtora do Coró de Pau, Geovanna de Castro Tavares, esse projeto de lei é fundamental para a Cultura Popular em Goiânia.

O Carnaval dos Amigos, que ocorre tradicionalmente no sábado pré-carnaval, é um dos pioneiros dos blocos contemporâneos na capital e já está na sua 21ª edição, reunindo milhares de pessoas anualmente. Este evento já está instituído no Calendário Oficial de Eventos por meio da Lei nº 10.074, de 14 de setembro de 2017.

As escolas de samba existem em Goiânia desde a década de 1930 e, atualmente, sete escolas de samba estão ativas na cidade. Neste ano, a escola de samba Lua-Alá fez uma parceria inédita com a Escola de Samba Unidos da Tijuca, da cidade do Rio de Janeiro, na composição do samba-enredo, para homenagear os 90 anos da capital goiana, denominada “Goiânia em Seus 90 Anos, Lua-Alá Conta e Reconta a História dos Três “E” do Teatro Goiano“. A inclusão do Carnaval de Rua de Goiânia no Calendário Oficial de Eventos pode ajudar a fortalecer ainda mais essas tradições culturais na cidade.

 

 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA