Política

Candidatos a prefeito de Goiânia assinam compromisso pela melhoria da Mobilidade Urbana

Publicado

em

MP-GO

Todos os sete candidatos ao cargo de prefeito(a) de Goiânia assinaram um Termo de Compromisso pela Melhoria do Trânsito e da Mobilidade Urbana na capital. A proposta para a assinatura do termo foi apresentada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Goiânia, em parceria com o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (MPC-TCM-GO).

A promotora de Justiça Alice de Almeida Freire, titular da 7ª PJ de Goiânia, ressaltou que “este momento reforça a ideia de que a democracia é um processo dinâmico e contínuo, onde o diálogo e a participação ativa são essenciais para a formulação de políticas públicas eficazes, evidenciando o compromisso de cada candidato com a cidadania.” Ela destacou que a mobilidade urbana é um dos desafios mais sérios enfrentados pelas grandes cidades.

Para ilustrar a situação em Goiânia, a promotora apresentou dados do último Censo do IBGE (2022), que indicam que a capital goiana possui a sexta maior frota de veículos do Brasil, com uma média de 0,92 veículo por pessoa. “Isso representa um claro privilégio do transporte individual motorizado em detrimento do transporte público coletivo”, analisou. Alice Freire enfatizou a necessidade urgente de ações planejadas e esforços coordenados para melhorar a situação. “O trânsito de uma cidade é o espelho de seu desenvolvimento urbano”, afirmou.

O procurador-geral de Contas junto ao TCM-GO, Henrique Pandim Barbosa Machado, reiterou a importância da temática, que considera complexa e essencial para a garantia de direitos. “Mobilidade é um direito e um instrumento de acesso a outros direitos”, disse, destacando a necessidade de garantir acessibilidade urbana a todas as pessoas por meio do acesso facilitado aos equipamentos públicos.

O documento foi assinado por Rogério Cruz, Adriana Accorsi, Sucena Hummel (candidata a vice-prefeita, representando o candidato Vanderlan Cardoso), professor Pantaleão, Fred Rodrigues, Matheus Ribeiro e Sandro Mabel. Durante o evento, cada candidato teve a oportunidade de se manifestar e todos unanimemente agradeceram a iniciativa do Ministério Público, reconhecendo a relevância do tema para a cidade.

A promotora Sandra Mara Garbelini, titular da 12ª Promotoria de Goiânia, que atua na defesa do consumidor, também esteve presente na mesa diretiva. Alice Freire destacou que a mobilidade urbana continuará sendo uma prioridade para o Ministério Público, que tem a responsabilidade de acompanhar as políticas públicas nesta área. Ela mencionou um procedimento administrativo em andamento para monitorar a política de mobilidade urbana em Goiânia, que foi instruído com informações coletadas em uma audiência pública realizada em julho.

O evento contou com a participação de autoridades ligadas à questão do trânsito e mobilidade, representantes de instituições e órgãos públicos, entidades da sociedade civil, especialistas no tema e cidadãos. Como resultado da audiência, foi emitida uma recomendação conjunta com o MP de Contas, com propostas ao Município de Goiânia para adotar medidas que melhorem a mobilidade urbana, promovam a acessibilidade, garantam a segurança viária e a fluidez do trânsito na capital.

Para a promotora, o compromisso assinado representa “um momento histórico para a democracia goianiense.” Ela expressou sua satisfação, ciente de que os desafios enfrentados pela cidade são significativos, mas não impossíveis de serem superados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile