Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nacional

Caminhos da Reportagem estreia série especial Riquezas da Nossa Terra

Publicado

em

Em Paraty, seis empresas familiares produzem anualmente de 350 mil a 400 mil litros de cachaça artesanal. A maior parte é vendida para os turistas que passeiam pela cidade. No episódio Uma Dose de Paraty, a equipe do Caminhos da Reportagem, em parceria com o Sebrae, visitou cachaçarias que usam o selo da Indicação Geográfica (IG). A IG reconhece lugares que são famosos pela tradição e qualidade na oferta de um produto. O programa, que vai ao ar neste domingo (9), às 22h, na TV Brasil, abre a série especial Riquezas da Nossa Terra.

Caminhos da Reportagem Especial: Riquezas da Nossa Terra  Caminhos da Reportagem Especial: Riquezas da Nossa Terra

Caminhos da Reportagem Especial: Riquezas da Nossa Terra – TV Brasil

O modo de fazer a cachaça passado de geração em geração desde os tempos coloniais fez da cidade histórica do sul fluminense a primeira do Brasil, em 2007, a ser reconhecida como Indicação Geográfica pela produção da mais brasileira das bebidas.

A nossa equipe conheceu os antigos engenhos de açúcar com o produtor que está há mais tempo em atividade em Paraty, Eduardo Mello, da cachaçaria Coqueiro. Ele e a família preservam a receita dos antepassados, que começaram a produzir cachaça em 1803.

Ângelo Mello e Eduardo Mello produtores da cachaça Coqueiro Ângelo Mello e Eduardo Mello produtores da cachaça Coqueiro

Ângelo Mello e Eduardo Mello produtores da cachaça Coqueiro – TV Brasil

Aprendemos sobre as diferentes etapas do processo de produção na cachaçaria Pedra Branca. O proprietário, Lúcio Gama Freire, mostrou como é separado manualmente o coração da cachaça, a parte da bebida destilada que vai para a maturação, armazenamento e envelhecimento.

Provamos também a cachaça orgânica produzida por Maria Izabel no sítio Santo Antônio, na margem da baía de Paraty.  Ela prepara o fermento à base de cana no fogão a lenha da casa onde mora. “Tudo aqui está interligado. É da terra que vem a cana, então a gente cuida da terra e a terra cuida da gente”, diz a produtora.

Maria Izabel faz cachaça com produção de cana própria e certificada como orgânica Maria Izabel faz cachaça com produção de cana própria e certificada como orgânica

Maria Izabel faz cachaça com produção de cana própria e certificada como orgânica, por TV Brasil

A IG foi um passo fundamental para a valorização da cachaça artesanal de Paraty, que vive um momento de ascensão, com prêmios, experimentação de blends, desenvolvimento de licores e drinks e busca de novos mercados.

Os irmãos e sócios Paulo e Carlos José Miranda, da Paratiana, fazem experiências com o envelhecimento da cachaça em madeiras brasileiras. Cada uma garante um sabor diferente à bebida. Misturando esses produtos (por exemplo, a aguardente envelhecida no barril de amburana com a do tonel de jequitibá), eles criam novos rótulos e colecionam prêmios em festivais internacionais de destilados.

Carlos Jose Miranda e Paulo Miranda: irmãos e produtores da cachaca Paratiana Carlos Jose Miranda e Paulo Miranda: irmãos e produtores da cachaca Paratiana

Carlos Jose Miranda e Paulo Miranda: irmãos e produtores da cachaca Paratiana – TV Brasil

No Quilombo do Campinho, a nossa equipe conheceu o drink Mata Atlântica, premiado numa das edições do Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. A bebida é feita com cachaça e juçara, uma palmeira cujos frutos são muito presentes na alimentação e na economia dos povos tradicionais da região.

Este episódio é o primeiro da série de 12 programas realizados em parceria com o Sebrae que vão mostrar produtos das Indicações Geográficas brasileiras.

Ficha técnica:

Reportagem: Ana Passos

Imagens: João Victal

Auxílio técnico :Pablo Costa

Produção: Ana Passos, Luciana Góes, Renata Cabral

Produção-executiva: Elisabete Pinto

Edição de texto: Renata Cabral

Edição de imagem: Erly Campello

Arte: Felipe Leite, Júlia Gon

Apoio SP:

Deise Machado – produção

Jefferson Gomes Pastores – imagens

Wladimir Roger Ortega – auxílio técnico

Apoio Rio de Janeiro:

Sandro Tebaldi – imagens

Claúdio Tavares – auxílio técnico

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: EBC Geral

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA