Agro

Caiado defende proteção de propriedades rurais em encontro da Frente Parlamentar da Agropecuária

Publicado

em

Evento reúne autoridades para discutir temas como segurança no campo e marco temporal de terras indígenas. “Em Goiás, não temos invasão de terras”, afirma governador

O governador Ronaldo Caiado defendeu a proteção das propriedades rurais durante encontro realizado nesta terça-feira (25/04) pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília. “É inadmissível que se coloque em risco um segmento que traz condições de equilíbrio fiscal para o país e ao mesmo tempo oportunidades de emprego e avanços”, afirmou o chefe do Executivo goiano.

Governador Ronaldo Caiado durante encontro promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária, em Brasília

Governador Ronaldo Caiado durante encontro promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária, em Brasília

O encontro da FPA é motivado pela onda de invasões de terra, que ocorre em várias regiões do país. A ação é liderada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desde o início do mês, em uma ação batizada de ‘Abril Vermelho’. “Cabe ao governador e às forças de segurança manterem a paz no campo. Em Goiás, não temos invasão de terras”, disse Caiado.

No Estado, somente em 2022, foram registradas 32 tentativas de invasão a propriedades, contra 16 neste ano, todas sem sucesso e encerradas de forma pacífica. A efetividade foi atribuída pelo governador ao Batalhão Rural da Polícia Militar, criado em 2019, que além de mapear as propriedades rurais, atua na prevenção de diversos crimes, como furtos e roubos. Em diversas ocorrências, como ocorreu em Hidrolândia, em março passado, a tentativa foi impedida apenas com diálogo.

READ  Caiado anuncia professor Antônio Cruvinel como novo reitor da UEG

Marco temporal
Caiado foi um dos convidados da reunião, que contou ainda com a presença dos governadores do Paraná, Ratinho Júnior, e de Mato Grosso, Mauro Mendes. Na pauta, além das invasões de terra, os convidados também discutiram a retomada do julgamento do marco temporal, ação que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) e debate a demarcação de terras indígenas.

“São estados que correspondem com grande parcela da produção agrícola nacional e que precisam ter governadores comprometidos com a segurança jurídica e com os produtores”, afirmou o deputado federal Pedro Lupion (PR), presidente da FPA. “O governador Caiado é um ruralista”, completou ao exaltar a contribuição do governador de Goiás para o desenvolvimento da frente parlamentar que defende o produtor rural brasileiro.

“É muito importante que haja esse diálogo, temos de levar paz ao campo. Não podemos deixar que o trabalhador que está na área rural tenha sua casa assaltada, seu trator roubado ”, ressaltou o governador do Paraná, Ratinho Júnior. O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou que o agronegócio é um importante setor da economia brasileira e precisa ser defendido. “É a atividade econômica com a cadeia produtiva mais longa e abrangente do nosso país”.

READ  Programa de Proteção e Conservação das Nascentes é aprovado em votação definitiva

Fotos: Lucas Diener / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Propaganda

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA