Política

Bruno Peixoto propõe a criação da Política Estadual de Incentivo ao Turismo

Publicado

em


Matéria voltada a instituir a Política Estadual de Incentivo ao Turismo em Goiás tramita no Legislativo estadual. A propositura de autoria do deputado Bruno Peixoto (MDB), protocolada no processo nº 7788/21, obedecerá entre outros pontos, no artigo 3° aos princípios da livre iniciativa, da descentralização, da regionalização, da inclusão produtiva e do desenvolvimento socioeconômico justo e sustentável, bem como do meio ambiente equilibrado.

Em sua argumentação, Peixoto trata da riqueza da biodiversidade no território goiano, e da criação parques como: o Nacional das Emas com seu turismo de safaris e o da Chapada dos Veadeiros, com trilhas e cachoeiras, a fim de proteger o bioma e de contribuir para que as cidades próximas possam viver basicamente do turismo. 

O parlamentar exemplifica a existência de centenas de grutas e cavernas, no Norte Goiano. “A cidade de São Domingos possui mais de mil grutas e cavernas, que estão presentes também em Vila Propício, Cocalzinho de Goiás e Mambaí. Em Caiapônia e Mineiros existem centenas de cachoeiras, formações rochosas, cavernas e grutas. As cidades São João d’Aliança, Colinas do Sul, Chapadão do Céu, Formosa, Corumbá de Goiás, Alto Paraíso e Pirenópolis são famosas pelas suas cachoeiras”, enuncia.

READ  Lêda Borges questiona veto a programa federal que garante distribuição gratuita de absorventes femininos

Além das cavernas e grutas, Goiás também oferece opções como em Cachoeira Dourada, onde ocorre o fenômeno do lago com águas salgadas. O território goiano também é contemplado por regiões antigas, locais que são considerados sítios arqueológicos, como a cidade de Serranópolis.

Em Colinas do Sul e Lagoa Santa, há águas termais e medicinais que saem naturalmente do solo chegando a 35°C. Além de Rio Quente e Caldas Novas, hoje considerada uma das cidades turísticas mais visitadas do Brasil, é o maior parque hidrotermal do mundo com suas águas que chegam a 58°C.

Bruno Peixoto também se refere ao potencial do Rio Araguaia, que chega a receber cerca de 180 mil turistas na temporada. E ainda, o Lago de Serra da Mesa, em Niquelândia; o Lago das Brisas, em Buriti Alegre; a Lagoa Santa no município de mesmo nome; o Lago Azul em Três Ranchos também muito visitado pelos turistas durante todo o ano. Belezas como as formações rochosas em Ivolândia, onde se encontra a Cidade de Pedra, e em Cristalina a pedra chapéu do sol, a maior jazida de cristal do mundo. “Na cidade de Hidrolândia, há uma grande concentração de jabuticabeiras, que atrai até turistas de outros países”, ressalta. 

READ  Bruno Peixoto propõe política pública em terapia ocupacional

Em sua argumentação, Peixoto cita ainda a importância das cidades de Goiás, Pirenópolis, Niquelândia, Corumbá e Pilar de Goiás, que surgiram em função da exploração do ouro.  Sem esquecer de locais marcados pelo turismo esotérico como nas cidades de Caiapônia e Alto Paraíso de Goiás, que dizem possuir poderes místicos vindos da natureza. “No turismo religioso se destacam a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade e Niquelândia, e no povoado de Muquém, a romaria de Nossa Senhora da Abadia”, enuncia. 

Por fim, Bruno ainda lembra do recém-criado Caminho de Cora Coralina, que é uma trilha de longo curso, com mais de 300 quilômetros de extensão, que liga cidades turísticas goianas. “Goiás merece políticas públicas que o divulgue, incentivando o turista a explorar sua beleza natural e histórica, buscando o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do nosso estado”, reitera.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA