Política

Bruno Peixoto pleiteia política de incentivo à prática da capoeira

Publicado

em

Foi apresentado à Assembleia Legislativa de Goiás, pelo deputado Bruno Peixoto (UB), matéria que institui política estadual de incentivo a capoeira. O texto foi protocolado sob o nº 1706/22.

O deputado explanou que o objetivo da matéria é promover e preservar a prática da capoeira a partir da inclusão de todos sem qualquer forma de distinção ou discriminação, para a plena participação da sociedade no aprendizado do esporte.

Além disso, o parlamentar entende a capoeira como possibilidade de aprendizado e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo.

A propositura determina as competências da política de incentivo que incluem a promoção de programas de divulgação da prática e da cultura da capoeira, além de inserir nas escolas da rede pública a prática e teoria da modalidade. Estabelece, ainda, que através da prática e da história da capoeira é possível socializar, disciplinar e educar os indivíduos a uma cultura de paz e não violência.

Para a viabilidade da iniciativa, o texto permite ao Estado fixar parcerias e convênios, com entidades públicas ou privadas. Fica determinado, também, que as diretrizes estabelecidas pelas associações e federações desportivas do estado de Goiás deverão ser respeitadas e as despesas da execução dessas políticas serão custeadas por verbas próprias ou existentes no orçamento vigente.

READ  Papel fiscalizador dos deputados é uma das principais atribuições do Legislativo para garantir transparência

A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuída ao relator, deputado Wilde Cambão (PSD). 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA