Geral
Brasília e Cristalina iniciam conexão para fortalecer o turismo
“Nossas ações são simples, não têm nada de extraordinárias. O diferencial é o sangue no olho, a vontade de fazer. Recebemos uma missão do nosso governador Ibaneis Rocha: é tempo de ação e de servir cada cidadão que aqui está. Essa missão norteia o trabalho da Setur desde que assumimos a pasta”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo
A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, recebeu a visita de cortesia do secretário de Turismo do município de Cristalina, Eliézer Bispo, e dos assessores Franklin Ribeiro e Samuel Gomes. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (9) e representou o início de uma parceria para fortalecer o setor nos dois importantes polos econômicos do Centro-Oeste.
Vanessa Mendonça apresentou programas e ações que têm sido desenvolvidas na capital e consideradas o novo olhar do turismo. “Nossas ações são simples, não têm nada de extraordinárias. O diferencial é o sangue no olho, a vontade de fazer. Recebemos uma missão do nosso governador Ibaneis Rocha: é tempo de ação e de servir cada cidadão que aqui está. Essa missão norteia o trabalho da Setur desde que assumimos a pasta”, declarou.
A secretária apresentou a Eliézer Bispo alguns dos produtos da Setur, como vídeos, programas, guias e materiais gráficos. Ressaltou ainda a importância de uma parceria com o município goiano para desenvolver projetos conjuntos, visando fortalecer o setor. Segundo a secretária, “Brasília é a casa dos municípios. É muito gratificante dividir com os secretários nossas experiências. O nosso desejo é que cada município, independentemente do tamanho, possa se desenvolver pelo turismo”.
Cristalina está localizada na região do Entorno do DF e possui uma população de cerca de 60 mil habitantes. A vocação do município tem se voltado para a agricultura. No entanto, o secretário Eliézer Bispo acredita que o turismo local será fortalecido a partir de um novo olhar para o setor, como aconteceu em Brasília.
“Vejo todas as realizações bem-sucedidas que aconteceram em tão pouco tempo aqui na capital federal e fico realmente agradecido de levar na bagagem tanto conhecimento. Das tantas experiências que vimos aqui, vamos avaliar aquelas que poderemos aplicar em Cristalina, modificando a lente para a nossa realidade. Demorei tanto tempo para vir aqui, mas saio bem impressionado, com a mente cheia de ideias e, certamente, o turismo da minha cidade vai colher bons frutos com esta parceria”, afirmou Eliézer.
Conexão
Cristalina está a cerca de 130 km de Brasília e faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). O município foi distrito de Luziânia, no estado de Goiás até 1917, quando foi emancipado com o nome São Sebastião dos Cristais.
Em 1918, pela Lei Estadual nº 577/1918, recebeu o nome de Cristalina, com o qual permanece até hoje em função da abundância do minério em seu subsolo. A terra dos cristais e agronegócios possui também diversas paisagens naturais, como cachoeiras e balneários. O secretário de Turismo, Eliézer Bispo, informou que o município completará 105 anos no próximo dia 15 de julho, e convidou Vanessa Mendonça para as festividades, organizar uma agenda conjunta e conhecer as atrações turísticas da cidade.
“Estamos começando um trabalho para conectar Brasília e Cristalina, que são tão próximas, têm tantas curiosidades que acabamos de descobrir e pontos fortes em comum. A gente inicia uma jornada para esse trabalho conjunto para promover e fortalecer o setor, com experiências e o olhar sobre o turismo”, finalizou Vanessa Mendonça.
*Com informações da Secretaria de Turismo
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar