Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nacional

Bolsonaro: ‘Não tem por que ter esse trauma todo apenas preocupado com a Covid’

Publicado

em


source
bolsonaro
Isac Nóbrega/PR

Bolsonaro: ‘Não tem por que ter esse trauma todo apenas preocupado com a Covid’

Enquanto pacientes infectados com a Covid-19  morrem por falta de oxigênio em Manaus, o presidente Jair Bolsonaro minimizou nesta sexta-feira as mortes decorrentes do novo coronavírus e declarou que “não tem por que ter esse trauma toda apenas preocupado com a Covid”. O argumento de Bolsonaro foi que medidas de isolamento social com o lockdown causam trauma “muito mais morte” que a pandemia, por diversas razões.

“Esse lockdown, esse isolamento causa muito mais morte, por depressão, por suicídio, por falta de emprego lá na frente do que a própria pandemia em si. Eu não tenho aqui os dados, o número de mortes por tipo de doença. A Covid tá mais lá embaixo. Então não tem por que ter essa trauma toda apenas preocupado com a Covid”, declarou o presidente, em entrevista de aproximadamente uma hora ao programa “Os Pingos nos Is”, da Jovem Pan, no início da noite.

Imunizante:Índia volta a colocar em dúvida a exportação das doses da vacina de Oxford para o Brasil, diz jornal indiano

Bolsonaro ainda questionou quantas cirurgias não são feitas no Brasil e estão sendo represadas por conta da pandemia e quantas pessoas estão morrendo de câncer, “os mais variados possíveis, porque não vão para o tratamento”. As declarações foram feitas depois de ele defender o retorno às aulas presenciais, citando o número baixo de mortes entre jovens pela Covid-19.

Sobre a situação de Manaus, cujo sistema de saúde entrou colapso nos últimos dias, o presidente foi questionado se a situação na capital do Amazonas estaria melhor se medidas de isolamento tivessem sido evitadas e desconversou, oferecendo uma explicação alternativa:

Você viu?

Colapso: ‘Como posso julgar quem salvar, quem merece viver?’, pergunta médico do Amazonas

“Semana passada a temperatura subiu em Manaus, e os problemas começaram a aparecer”, afirmou.

O presidente disse ainda que enviou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na última segunda-feira, para intervir na cidade e ele imediatamente começou tratamento precoce. Segundo ele, o governo está “fazendo o possível”, mas foi surpreendido por encontrar o sistema de saúde local “numa situação bastante complicada”.

Bolsonaro insistiu ainda na reclamação contra o resultado de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), do ano passado, que o teria “proibido” de atuar no combate à Covid. Ele declarou que a corte resolveu lhe “castrar”.

Na verdade, a decisão do STF, tomada em 15 de abril de 2020, apenas garantiu a autonomia de estados e prefeituras para tomar decisões relacionadas à pandemia. Na mesma decisão, o Supremo deixou claro que o governo federal também pode tomar medidas para conter a pandemia, mas em casos de abrangência nacional.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA