Economia

BC atualiza cartilha financeira para migrantes e refugiados

Publicado

em


Os migrantes e refugiados que vivem no Brasil terão acesso a informações atualizadas para acessarem serviços financeiros e bancários. O Banco Central (BC) lançou hoje (11) a quarta edição da Cartilha de Informações Financeiras para Migrantes e Refugiados, elaborada em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Entre as novidades da cartilha estão as novas funcionalidades do Pix, sistema instantâneo de pagamento operado pelo Banco Central (BC), como o Pix Cobrança, que substitui boletos, e o Pix Agendado, que permite a programação antecipada de transferências.

Disponível em português, espanhol, inglês, francês e árabe, a cartilha está disponível na página do Banco Central na internet, na seção Cidadania Financeira . Entre as informações disponíveis, estão o processo de abertura de contas bancárias no Brasil e os procedimentos para fazer remessas ou receber recursos do exterior.

A cartilha também traz informações sobre temas relacionados a cartão de crédito e credenciamento para receber maquininhas nos negócios. Segundo o BC, isso ocorre porque parte relevante dos estrangeiros no Brasil criam pequenos negócios, inclusive em decorrência da própria dificuldade de encontrarem emprego em suas profissões de origem.

READ  Teste do Censo 2022 ouviu mais de 111 mil pessoas nos estados e no DF

O lançamento da cartilha ocorreu na 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), que começou na segunda-feira (8) e acaba no próximo domingo (14). Organizado pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), o evento tem como tema Planejamento, Poupança e Crédito Consciente.

Edição: Aline Leal

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA