Saúde

Banco de Leite de Anápolis pede ajuda da população para aumentar estoque do alimento

Publicado

em

Processo facilitado inclui atendimento domiciliar a doadoras e leite coletado passa por pasteurização e análise de qualidade

 

A conscientização sobre a doação do leite materno é uma rotina no Banco de Leite com o trabalho da equipe em unidades de saúde e hospitais, instruindo e ressaltando a relevância do ato. “O nosso estoque está baixo e precisamos de doação. Por isso pedimos que, quem tiver essa disposição, nos procure presencialmente, por telefone ou WhatsApp, e se cadastre. Nós vamos em casa, fornecemos todos os exames necessários para a doação. Toda ajuda é bem-vinda”, destaca a enfermeira Raquel Rodrigues.

E realmente qualquer quantidade faz a diferença. “Um frasco com 500 ml de leite pode alimentar dez bebês em uma UTI”, frisa. Raquel explica que a escolha das doadoras é feita por triagem. Elas recebem atendimento individual para saber sobre a rotina e histórico de saúde, entre outras condições, e claro, as informações necessárias para a coleta segura.

O leite coletado passa por um processo de pasteurização e análise de qualidade. Todo cuidado é tomado para que os bebês recebam um produto bom e nutritivo. Algumas mães possuem problemas familiares e psicológicos que podem atrapalhar no resultado do leite produzido. Com o atendimento em psicologia, implantado pela atual gestão, as doadoras contam com um apoio que faz toda a diferença.

A cada dia da semana é feito um atendimento domiciliar às doadoras ativas. Os profissionais responsáveis realizam um tipo de rodízio nos bairros e passam nas casas recolhendo o leite com toda a segurança necessária para garantir a qualidade do produto e dar mais comodidade às doadoras.

Desde dezembro de 2018, o Banco de Leite Humano Elaine Miriam de Oliveira possui sede própria no Bairro São Joaquim e teve a assistência ampliada às gestantes, mulheres pós-parto e em fase de amamentação, e também aos pequenos.

Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em pediatria, psicologia, enfermagem, odontologia e odontopediatria. Esse último ainda oferece a frenectomia, uma pequena cirurgia que consiste em cortar e remover o freio, que é uma “prega” fina de tecido fibroso (tipo membrana), presente na boca do bebê, conforme orientação médica.

Banco de Leite Humano Elaine Miriam de Oliveira
Endereço: Avenida Cachoeira Dourada, Praça Martins – Bairro São Joaquim
Telefones: 0800 646 3223, 3902-1722 e 99967-7251 (WhatsApp)

Foto: Paulo Morais

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA