Política

Aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros em 50% tem aval da Comissão Mista

Publicado

em

Durante reunião da Comissão Mista desta terça-feira, 10, foram apreciadas cinco matérias oriundas da Governadoria. Sob o comando do deputado Dr. Antônio (UB), os parlamentares votaram projetos que tratam acerca de alienação de imóveis e alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022 e promoção dos oficiais da ativa do Corpo de Bombeiros de Goiás.

Dentre as matérias aprovadas, destaque para o projeto de lei nº 2163/22, que altera a Lei Estadual nº 16.899, de 2010, que fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros e altera a Lei Estadual nº 11.383, de 1990. O projeto do Governo dispõe sobre as promoções dos oficiais da ativa do Corpo de Bombeiros e pretende aumentar em 50% as vagas para coronéis e tenentes-coronéis e 9% para sargentos.

O deputado Coronel Adailton (PRTB), relatou favoravelmente a proposta, que recebeu voto em separado dos deputados Delegado Humberto Teófilo (Patriota) e Major Araújo (PL). As emendas apresentadas versavam sobre a igualdade do número de vagas para todos os integrantes das forças de segurança, ou seja, 50% para Praças e oficiais, bem como a promoção gradual dos mesmos. 

Ao ser colocado em votação, o líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (UB), solicitou vista, e devolveu a matéria na sequência, rejeitando as emendas apresentadas por Téofilo e Major Araújo, sob a justificativa de evitar impacto financeiro. A proposta do Governo foi aprovada com os votos contrários de Major Araújo, Teófilo e Delegado Eduardo Prado (PL). Com o aval da CCJ, a matéria segue para apreciação do Plenário em duas votações.

READ  Após esgotar a pauta, Humberto Aidar encerra encontro da Comissão Mista

Durante a discussão da matéria, Major Araújo ressaltou que todas as estruturas das forças de segurança têm estrutura piramidal em uma grande cadeia de comando. “Como vamos aumentar 50% de vagas para coronéis e tenentes-coronéis e apenas 9% para sargentos. Como essa pirâmide vai ficar? No mínimo vai ficar invertida e não contribui para o bom funcionamento das nossas instituições”, sustentou.

O relator da matéria, Coronel Adailton usou a palavra para ressaltar que seu relatório foi produzido em conjunto com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Lemos e deputados da bancada do PRTB e precisamos aprovar essa matéria para garantir a promoção até o dia 2 de julho, há 400 bombeiros militares, se essa lei não for aprovada apenas 139 bombeiros serão promovidos este ano. Por isso, meu parecer foi favorável. Nosso objetivo é fazer algumas alterações em favor dos Praças, mas isso será feito por meio de emenda em Plenário”, justificou.

Teófilo, por sua vez, disse: “que a justificativa do Governador é que falta experiência e bagagem dos policiais para pleitear as vagas, e, ao mesmo tempo, exige que os militares devem ter no mínimo, 14, 17 e 20 anos de serviços prestados respectivamente. O que torna a justificativa infundada. Vou emendar a matéria em Plenário para defender todos os agentes de segurança”, pontuou.

READ  Thiago Albernaz encerra reunião da Comissão de Finanças com aprovação de 14 matérias

Outros projetos aprovados com parecer favorável

Processo nº 2037/22 – Governadoria – Altera o anexo 2 da Lei Estadual nº 21. 064, de 2021, que trata das Diretrizes Orçamentárias para 2022. Amilton Filho, parecer favorável.

Processo nº 2164/22 – Governadoria – Autoriza o chefe do Poder Executivo a alienar o imóvel que especifica, mediante doação onerosa, ao município de Córrego do Ouro. Virmondes Cruvinel (UB), favorável.

Processo nº 2165/22 – Governadoria – Autoriza o chefe do Poder Executivo a alienar o imóvel que especifica, mediante doação onerosa, ao município de Aporé. Relator deputado Wilde Cambão (PSD), favorável.

Processo nº 2166/22 – Governadoria – Altera a Lei Estadual nº 18.364, de 2014, que altera a Lei Estadual nº 14.063, de 2001, para permitir os pagamentos a serem realizados pelos órgãos do Estado por meio de crédito em conta corrente em qualquer instituição financeira. Francisco Oliveira, favorável.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA