Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Audiência Pública na Câmara Municipal de Luziânia trata sobre o autismo

Publicado

em

Campanha conscientiza a população sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

 

Com o intuito de discutir um tema tão importante, que é a conscientização do autismo, a Câmara Municipal de Luziânia, tem o compromisso de trazer temas relevantes para o cotidiano dos munícipes. São reflexões fundamentais abordadas por grandes especialistas no assunto. Na ocasião, a Audiência Pública proposta pelo vereador Chico da Antarctica, presidida pelo vereador Carlos da Liga, ao lado de outros vereadores que acompanharam atentamente e participaram do debate. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que dentre 200 milhões de habitantes, cerca de 2 milhões possuem o TEA. Para comprovar esse número e entender a prevalência do TEA no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocou, pela primeira vez, o transtorno no radar das estatísticas, com o objetivo de mapear quantas pessoas vivem com o TEA e quantas podem ter, mas ainda não receberam o diagnóstico. Esse dado foi incluído após a sanção da Lei 13.861/19, que obriga o IBGE a inserir perguntas sobre o autismo no Censo de 2020. 

Durante a Audiência, os pais compartilharam suas experiências e preocupações em ter um filho autista. O vereador Carlos da Liga, foi surpreendido com a presença do neto autista Santiago, que passa por tratamento de saúde. “Ele é um milagre vivo”, completou emocionado Carlos da Liga.

Marcaram presença, o secretário municipal de saúde, Gonçalo Henrique, a coordenadora do Moab Luziânia-Movimento Orgulho Autista, Patrícia Rodrigues, o médico pediatra Marcos Antônio Fonseca, a neuropedagoga Sandra Alves e o secretário de promoção social, José Maria.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA