Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Assistência a mulheres vítimas de violência doméstica tem aval definitivo do Plenário

Publicado

em


O deputado Henrique César (PSC) teve aprovado em definitivo, em Plenário, seu projeto de lei nº 1642/19, que institui a ‘Política Tem Saída’, que visa apoiar mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Com o aval definitivo da Assembleia Legislativa, a matéria está pronta para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB). 

Destinada a desenvolver e fortalecer ações voltadas à promoção da autonomia financeira das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a ‘Política Tem Saída’ pretende agir por meio da promoção de medidas de qualificação profissional, de geração de emprego e renda e inserção no mercado de trabalho.  

Serão ofertadas condições de autonomia financeira às mulheres, por meio de programas de qualificação profissional. Além disso, será providenciada capacitação e sensibilização permanente dos servidores públicos para oferta de atendimento qualificado e humanizado a mulheres em situação de violência, tendo como base os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade e da não revitimização. 

Para concretizar seus objetivos, a ‘Política Tem Saída’ irá mobilizar empresas para disponibilizarem vagas a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Deste modo, ficará incumbida de criar e atualizar banco de dados de empresas interessadas e as vagas disponibilizadas por estas, e posteriormente, encaminhar essas mulheres às vagas disponíveis no banco de dados. Também estará encarregada de informar e incentivar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar a procurarem o equipamento público, afim de se orientar quanto aos seus direitos. 

Por fim, a propositura enfatiza que a ‘Política Tem Saída’ será operacionalizada pelos órgãos que o chefe do Executivo indicar, mas contará com a participação da sociedade civil organizada, dos órgãos públicos e de associações de finalidades afins para seu desenvolvimento. 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA