Política

Aprovado em primeira votação criação da campanha de conscientização sobre o HPV e combate ao uso do narguilé

Publicado

em

A Assembleia Legislativa aprovou em primeira votação na tarde dessa quinta-feira, 27, o projeto de  lei nº 4950/19, que cria a campanha de conscientização sobre o HPV associada ao combate do uso de narguilé (espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado e, ocasionalmente maconha ou ópio), no âmbito do estado de Goiás. A proposta é do deputado Talles Barreto (UB).

A campanha, segundo ele, terá o objetivo de informar e orientar a população, especialmente os jovens, sobre os perigos do uso do narguilé, dentre eles, o HPV e o câncer de boca e garganta, além de esclarecer as diversas contraindicações e riscos oferecidos. A divulgação da campanha deverá ser feita através das emissoras de rádio e televisão e com folhetos e cartazes educativos em hospitais públicos e particulares, postos de saúde e estabelecimentos de ensino.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que em razão do agradável aroma que o narguilé expele, ele consegue disfarçar os malefícios que ocasiona. “Uma sessão média do produto equivale ao consumo de 100 cigarros, por exemplo. Outro ponto que merece destaque, é que normalmente a piteira do narguilé é compartilhada em confraternizações e bares, o que aumenta as chances de transmissão de doenças graves, como o HPV, e a hepatite C. Desse modo, é urgente e necessário promover campanhas, e dar publicidade aos riscos oferecidos pelo uso do narguilé, dentre eles a transmissão do vírus do HPV”, justificou o deputado.

READ  Cartilha orienta sobre etapas de divisão e unificação de lotes

A matéria aguarda agora uma segunda fase de discussão e votação, antes de seguir para a sanção da Governadoria. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA