Política

Aprovado em primeira fase a redução do ICMS sob rações e suprimentos para gado

Publicado

em

O Legislativo goiano aprovou em primeira fase de discussão e votação na tarde dessa quinta-feira, 1º, durante a Ordem do Dia, o projeto de lei que reduz o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre as rações e suprimentos para gado. A proposição, de autoria do deputado Talles Barreto (UB), tramita na Casa sob o nº 10461/22

A iniciativa tem o objetivo de diminuir o impacto sobre o valor final de produtos oriundos da pecuária, tais como carne, leite e outros repassados ao consumidor final. “Além de possibilitar maior equilíbrio do mercado, considerando que os produtores estão tendo um alto custo de produção. Com o aumento dos preços, os consumidores reduzem o consumo, o que causa grande desequilíbrio no setor agropecuário, e impacta, negativamente, a economia do estado”, traz a justificativa da matéria.  

O propositor destaca que, nos últimos meses, observou-se grande aumento no preço do litro de leite. Contudo, o preço pago aos produtores não está cobrindo os custos de produção de criadores. “Assim, a presente proposta visa reduzir o ICMS, almejando compensar a alta do dólar, por meio da redução dos encargos tributários, com a finalidade de reequilibrar a cadeia produtiva e de consumo dos itens de origem agropecuária, pois sabe-se que um dos principais fatores que pressiona gastos é o valor do milho e da soja, que são a base da alimentação dos animais, bem como ração e outros insumos, que são cotados em dólar”, explica.

READ  Senado aprova caráter permanente do Pronampe

A matéria precisa ser aprovada em segunda fase de discussão pelo Plenário da Alego, para estar apta a seguir para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA