Política

Ao lado do governador, Lissauer participa da solenidade de transferência da Capital para Santa Cruz de Goiás

Publicado

em

Em comemoração aos seus 293 anos de existência, Santa Cruz de Goiás foi agraciado com o título de Capital do Estado, em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 26, às 9 horas. O evento teve lugar na Praça da Matriz, onde os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário foram transferidos e instalados simbolicamente na cidade situada a 125 km da Capital e é vizinha dos municípios de Palmelo, Pires do Rio e Cristianópolis, na mesorregião Sul de Goiás.

Estiveram presentes na solenidade, o governador Ronaldo Caiado (UB), o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSD), o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Zacarias Neves Coelho, o prefeito de Santa Cruz de Goiás, Ângelo Natal da Paz (UB), o deputado Amauri Ribeiro (UB) e outros líderes políticos, entre prefeitos, vereadores e secretários.

A programação foi iniciada com o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional brasileiro e também de Goiás, pelo Corpo Musical dos Bombeiros Militares. Em seguida, foi realizado um desfile da tropa composta por policias militares e bombeiros.

O prefeito Ângelo da Paz ressaltou a importância da transferência simbólica de Capital do Estado para a cidade. “Sabemos o quanto esse momento é importante para o nosso município”, disse, destacando, ainda, a importância das parcerias para o desenvolvimento da cidade. “Por meio do apoio que estamos recebendo do Governo do Estado e do Legislativo, estamos conseguindo fazer um bom trabalho pelo município.”

READ  Economistas de São Paulo e Santa Catarina serão homenageados pelo deputado Virmondes Cruvinel na segunda-feira, 20

Após a fala do prefeito, o governador Ronaldo Caiado assinou decreto que instituiu simbolicamente, no dia 26 de agosto, Santa Cruz de Goiás como a capital do Estado.

Representante do Poder Judiciário, o vice-presidente do TJGO, Zacarias Neves Coelho, manifestou a sua alegria em participar da solenidade. “São quase três séculos de existência, e é um prazer participar desse momento histórico para o município”, disse o desembargador.

O presidente da Alego, Lissauer Vieira, representante do Poder Legislativo na cerimônia, falou da honra do Poder Legislativo estar na solenidade que resgata as tradições, a cultura e a história da cidade. “São 293 anos que devem ser comemorados e hoje é uma data histórica para esse município que é tão importante para o Estado de Goiás.”

Ronaldo Caiado falou sobre a importância da cerimônia, após dois anos sem comemorações, em virtude das restrições ocasionadas pela pandemia do covid-19. “Estive aqui no primeiro ano de mandato, em 2019, e, após esse vírus, não pudemos mais estar juntos, mas, graças à Deus, podemos estar aqui novamente e comemorar o aniversário de Santa Cruz de Goiás. Trata-se de um evento marcante e histórico, que faz parte da tradição do nosso Estado.”

O chefe do Executivo goiano parabenizou a população pela data comemorativa. “Um abraço a cada um dos munícipes e parabéns por essa importante solenidade. Acreditem em Santa Cruz de Goiás e no nosso Estado”, encerrou o governador.

READ  Deputados apresentam projetos de lei e requerimentos em sessão extraordinária

Santa Cruz de Goiás, capital simbólica do Estado

No ano de 2018, a Alego aprovou um projeto de lei que instituiu, no calendário oficial do Estado, a transferência simbólica da Capital de Goiânia para Santa Cruz de Goiás. À época, a proposta foi apresentada conjuntamente pelos deputados Gustavo Sebba (PSDB) e Lincoln Tejota (Pros).

Apesar da legislação responsável pela transferência legal da Capital para a Santa Cruz de Goiás ter entrado em vigor no ano de 2019, as comemorações seguintes precisaram ser suspensas em razão da pandemia da covid-19. Com a retomada do controle epidemiológico da doença, bem como o achatamento da curva do número de casos, a celebração foi retomada. 

Em 27 de agosto de 1729 o bandeirante Manoel Dias da Silva alojou-se em um sítio e, em agradecimento a Deus por encontrar muito ouro, ergueu uma grande cruz, na qual escreveu: “Viva el Rei de Portugal”. Ele afirmou que aquele seria o futuro arraial de Santa Cruz. As primeiras habitações foram construídas junto à cruz erguida e, também, à capela de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. A cidade tem cerca de 3 mil habitantes.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA