Política

Álvaro Guimarães entrega Título de Cidadania Goiana ao empresário Alberto Borges durante sessão especial nessa terça-feira

Publicado

em


O deputado Álvaro Guimarães (União Brasil) promoveu, na noite dessa terça-feira, 26, sessão especial para conceder Título de Cidadania Goiana ao empresário Alberto Borges de Souza, que dirige o Grupo Empresarial Caramuru, desde 1970. 

A sessão foi realizada no plenário do Palácio Maguito Vilela. Além do título, Álvaro entregou oito Medalhas do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a profissionais da Polícia Militar (PM-GO) e do Corpo de Bombeiros (CBM-GO).

Fizeram parte da mesa de trabalhos, além de Álvaro na presidência, o deputado  Francisco Oliveira (MDB); o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho; o homenageado com Título de Cidadania Goiana, Alberto Borges; o corregedor-geral da Justiça, Nicomedes Borges, representante do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França.

Também estiveram presentes: o prefeito de Itumbiara, Dione José de Araújo (DEM); o tenente-coronel Pedro Carlos Borges de Lira; o deputado Antônio Gomide (PT); a filha do governador Ronaldo Caiado, Ana Vitória Caiado; e Paulo Martins da Silva, representante do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (UB).

Homenageados

O empresário Alberto Borges é paranaense, natural de Arapongas. Tem 72 anos, é casado, tem quatro filhos, e é formado em Ciências Econômicas pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, no Paraná.

Conforme o propositor, o homenageado é responsável pela credibilidade da Caramuru Alimentos que, hoje, é reconhecida pela qualidade do produto, pela dedicação e seriedade, geração de emprego e renda e de dedicação à área social.

Os homenageados da sessão que foram condecorados com medalhas foram: Cleber Inácio Ferreira, 1° sargento da PM; Cleidiomar Ferreira da Silva, subtenente PM; Gilberto Conceição de Souza Júnior, 2° sargento da PM; Lauriana de Araújo Ferreira Silva, 3° sargento PM; Ledson Batista de Sousa, subtenente da PM; Nabi Inácio Ferreira Júnior, 1° sargento da PM; Pedro Carlos Borges de Lira, tenente-coronel da BM, e Tiago Ferreira de Medeiros, 3° sargento BM.

Discursos

Álvaro Guimarães iniciou seu discurso falando sobre o conceito de cidadania. “A cidadania se confunde com história de lutas pelos Direitos Humanos e deve estar em permanente construção. Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, por direitos civis, políticos e sociais”, explicou.

READ  Bolsonaro entrega 307 títulos de terra no MS

Álvaro disse que  o cidadão deve ter consciência das suas responsabilidades enquanto integrante da coletividade, da Nação, do estado e do município para que sua parcela de contribuição alcance o objetivo final, que é o bem comum de todos e para todos.

“Partindo dessa análise, posso dizer, com tranquilidade, que meu amigo Alberto Borges de Souza tem cumprido, com maestria, seu papel de cidadão comprometido e consciente de que sua trajetória na Caramuru Alimentos tem alcançado o mais alto patamar de responsabilidade social, econômica e empreendedora na história do agronegócio goiano e brasileiro”, sustentou o parlamentar.

O legislador disse, ainda, que, para ele, Título de Cidadania é uma honraria muito séria e deve ser oferecida a quem realmente cumpre seu papel enquanto cidadão. “Por isso, Alberto, quero que saiba que, ao longo dos meus sete mandatos como deputado estadual, você é o quinto homenageado a quem eu ofereço essa honraria. Eu não sou acostumado a promover tal homenagem para agradar ou fazer média”, relatou Álvaro Guimarães.

“Eu me lembro de quando você chegou a Itumbiara e o quanto sua vida em Goiás foi difícil no início. Mas, com muito trabalho e dedicação conseguiu expandir seus negócios em Itumbiara e em Goiás. Tenho consciência do quanto sua vinda para Goiás foi importante para Itumbiara, assim como Itumbiara foi importante para você, seus negócios e sua família”, afirmou Álvaro.

O parlamentar informou que a empresa dirigida por Alberto Borges tem capacidade estática total de 2 milhões de toneladas de grãos e, em 2021, a Caramuru faturou R$ 7,6 bilhões e exportou mais de R$ 2,9 bilhões. “Hoje, a Caramuru Alimentos é reconhecida pela qualidade do produto, pela dedicação e seriedade, geração de emprego e renda e, ao mesmo tempo, não esquece do social, doando aparelhos para o Hospital Municipal e Hospital São Marcos de Itumbiara”, disse.

Além de conduzir, dirigir e coordenar a Caramuru, explica Álvaro, o homenageado participa da Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial); é vice-presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) e participa como membro ativo junto a entidades comunitárias.

READ  Comportamento do eleitor

“O imortal escritor Gonçalves Dias, em sua ‘Canção do Tamoio’, escreveu que ‘viver é lutar’. A vida é combate que os fracos abate, mas que os fortes, os bravos, só pode exaltar. Por isso, hoje, essa Casa de Leis exalta você, que sempre trabalhou forte e bravamente para o crescimento de sua empresa e do nosso estado, enxergando nele um futuro promissor, contribuindo para o seu desenvolvimento social e econômico”, tratou ainda.

O tenente-coronel Pedro Carlos de Lira falou em nome dos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. “Álvaro Guimarães é um grande homem. Um exemplo. Sou grato ao senhor e aos demais deputados que reconhecem o nosso trabalho em prol do povo goiano. Também agradeço a minha família, pois eles sempre me deram forças para continuar meu trabalho com dedicação e com muita honraria”, destacou.

Pedro Lira finalizou sua fala com um versículo bíblico: “Estavam todos tentando nos intimidar, pensando: ‘eles serão enfraquecidos’ e eu, porém, orei: ‘agora fortalece as minhas mãos’”, encerrou.

Ao subir à tribuna para proferir seu discurso, o novo cidadão goiano, Alberto Borges, agradeceu veementemente a Álvaro Guimarães pela honraria e destacou o papel da Caramuru dentro de Goiás. “Ela está em Itumbiara, São Simão e Ipameri. Em 1991, Itumbiara começou a sediar as operações da empresa. A Caramuru é geradora de empregos, sustentada por fortes valores e com forte foco na qualificação de seus colaboradores”, tratou.

Ele disse, ainda, que, nos últimos anos Goiás liderou no Brasil uma nova sistemática de tributação do biodiesel.

“Isso gerou neutralidade tributária, mas estimulou sete municípios produtores de biodiesel. Temos aqui um bom ambiente institucional para empreender. Nos últimos três anos a Caramuru renovou seus investimentos no estado e, atualmente, está implantando uma fábrica de proteína de soja para alimentação de peixes”, relatou o empresário.  

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA