Política

Alunos do Colégio BioClass+Digital participaram, nesta 3ª-feira, da 5ª edição do projeto Escola no Legislativo

Publicado

em

A quinta edição do projeto Escola no Legislativo recebeu 27 alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio do Colégio BioClass+Digital, localizado no setor Recanto das Minas Gerais, em Goiânia. A visita, realizada nesta terça-feira, 7, começou com a palestra do professor e servidor da Assembleia, Maurício Paranaguá, que discorreu sobre o tema “Origem, Evolução Histórica e Importância do Poder Legislativo”.

Na palestra, Maurício Paranaguá explorou a origem e a evolução histórica do Parlamento e as funções dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Essa é uma Casa de Leis que tem, dentre os seus objetivos, diminuir os conflitos de interesses sociais e garantir a liberdade democrática”, destacou Maurício.

Após a palestra, a professora Ethiene Gonçalves acompanhou os alunos por uma visita guiada pelas principais dependências do Palácio Maguito Vilela, como o plenário e o gabinete da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). A parlamentar foi quem indicou a escola para essa quinta edição do Escola no Legislativo, já que as visitas à sede da Alego podem ser agendadas diretamente pelas escolas ou por indicação de deputados da Casa.

READ  Plenário aprova, em primeira fase, duas matérias da Governadoria e uma do TCE

A iniciativa tem o intuito de estimular o desenvolvimento de uma consciência de cidadania e aproximar a sociedade, por meio da comunidade estudantil, o Legislativo e o trabalho parlamentar, que representa os anseios do povo. O objetivo é contribuir para uma educação voltada à formação de cidadãos dotados de competências que os habilitem a fazer suas escolhas e a atuar criticamente em seus respectivos cotidianos.

A estudante Maria Luiza Marques, de 15 anos, elogiou o projeto e disse que a palestra foi enriquecedora. “Estou vivendo uma experiência única porque é a primeira vez que venho a campo acompanhar o trabalho dos deputados. A palestra foi enriquecedora e o tema contribuiu muito para meu conhecimento sobre a história do Legislativo goiano”, enfatizou.

A estudante Karolyne de Sousa, de 17 anos, também enalteceu a iniciativa da Alego. Ela disse que a visita e a experiência serviram como incentivo para acompanhar o cenário político mais de perto. “Política é nosso futuro e precisamos saber como funciona para mudar o processo e fazer diferente futuramente. Conhecer a história nos dá subsídio para falar com mais propriedade sobre os temas atuais”, ressaltou.

READ  Humberto Aidar vai à tribuna para lembrar da importância dos debates no Poder Legislativo

O projeto Escola no Legislativo atende unidades integrantes de toda a rede de ensino de Goiás, tanto públicas quanto privadas. Em média, de 30 a 40 instituições educacionais, do ensino fundamental ao superior, circulam pelas dependências da Alego, anualmente.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA