Política

Alego promove descerramento do busto de Iris Rezende Machado

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu na manhã desta terça-feira, 8, a solenidade de descerramento de busto do ex-governador de Goiás, Iris Rezende Machado, que dá nome ao plenário da nova sede do Parlamento goiano. Em seguida, os novos equipamentos da TV Alego foram inaugurados. Aconteceu, ainda, a solenidade de inauguração do auditório principal da Casa de Leis, que recebeu o nome do empresário Carlos Vieira, cujo busto também foi descerrado na cerimônia.

A denominação do plenário com o nome de Iris Rezende é uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa, proposta por meio do projeto de resolução nº 1244/22, com o intuito de fazer uma homenagem póstuma ao político goiano, dono de uma trajetória inspiradora e de 62 anos de vida pública. Iris é lembrado pelos parlamentares da 19ª Legislatura da Alego por sua valorosa contribuição para o progresso de Goiás e, em especial, de Goiânia. A Resolução nº 1.742, de 28 de março de 2022, foi publicada no Diário da Alego. 

Participaram das solenidades: o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (UB); a viúva do ex-governador Iris Rezende, Dona Iris de Araújo, acompanhada dos seus filhos, Ana Paula Rezende, Cristiano Rezende, Adriana Rezende, netos e genros; o presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD) acompanhado da sua esposa, Kamila Vieira, seus filhos Maria Eduarda Vieira e Carlos Neto, sua mãe, professora Cecília Zanella Vieira e irmãs Ana Amélia Vieira Cardoso e Vera Susi Vieira; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Patriota); os deputados Dr. Fernando Curado (PRTB), Lêda Borges (PSDB), Virmondes Cruvinel (UB), Coronel Adailton (PRTB), Álvaro Guimarães (UB), Chico KGL (UB), Charles Bento (MDB), Júlio Pina (PRTB), Amilton Filho (MDB), Wilde Cambão (PSD), Bruno Peixoto (UB) e Rafael Gouveia (Republicanos); os deputados recém-eleitos, Lucas do Vale (MDB), Lineu Olímpio (MDB) e Cristiano Galindo (SD); os ex-deputados Marcelo Melo, Samuel Belchior, Simeyzon Silveira, Maycllyn Carreiro e Leandro Vilela; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Laura Bueno; o subdefensor público-geral do Estado de Goiás para Assuntos Administrativos, Tiago Gregório Fernandes; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Joaquim de Castro e o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Humberto Aidar. 

READ  Jardim Botânico promove 2ª Feira de Orquídeas de 2021

A programação foi iniciada com o descerramento de busto do ex-governador Iris Rezende, realizado no plenário que leva o seu nome, na sede da Alego. Na oportunidade, o governador Ronaldo Caiado destacou o legado deixado por Iris Rezende. “Iris fez história não somente em Goiás, mas em todo o Brasil. É um momento especial, em que nós prestamos essa homenagem a um homem que foi um grande líder de projeção nacional”. Caiado destacou ainda, a parceria realizada com o presidente Lissauer Vieira em prol do povo goiano. “Lissauer Vieira nos deu apoio na governabilidade. Agradeço ao presidente e aos deputados que nos ajudaram nesse equilíbrio entre os três poderes para realizar as benfeitorias que o nosso povo precisa”, disse. Caiado ainda ressaltou o trabalho realizado pelo presidente da Alego nesSa 19ª Legislatura, em especial, com a construção do novo prédio do Parlamento goiano. “Aqui é a casa do povo. E hoje, temos um prédio a altura para receber a população com alto nível e qualidade”. 

A filha de Iris Rezende, Ana Paula de Araújo Rezende, discursou em nome da família. “É com muita gratidão que recebo hoje, essa homenagem que tem um sentido muito especial, pois o meu pai ocupou a presidência desta Casa de Leis nos anos de 1964 e 1965”, lembrou. Ana Paula fez um breve relato de todo o trabalho realizado por Iris durante a sua trajetória política. “Meu pai trabalhou com coragem, eficiência e responsabilidade. Dedicou seus 87 anos por amor a população, pensando na qualidade de vida dos goianos e fez inúmeras benfeitorias que estarão marcadas para sempre na história de Goiás”, afirmou. 

READ  Vereador propõe instalação do Memorial Iris Rezende na sede da Alego localizada na Alameda dos Buritis

Em seguida, as autoridades presentes participaram da inauguração dos equipamentos da TV Alego. Ao total, foram investidos R$ 8 milhões na emissora e mais R$ 18 milhões no audiovisual da nova sede. O presidente da Alego, Lissauer Vieira falou sobre a alegria de entregar os novos equipamentos. “É motivo de enorme satisfação realizar mais essa etapa da entrega definitiva da sede da Assembleia Legislativa. Em abril nós inauguramos o Palácio Maguito Vilela, e, agora, os novos e modernos estúdios da TV Alego, um sonho concretizado para todos os servidores, com o que há de melhor em transmissão e tecnologia digital para levar informação de qualidade a população”, disse.

Referência e qualidade

Com o novo estúdio será possível transmissão ao vivo de vários pontos da sede, a exemplo do plenário, sala das comissões, auditórios, anfiteatro e salão nobre. Os investimentos nos novos equipamentos possibilitam levar aos telespectadores, em tempo real, mais informações relativas ao trabalho dos parlamentares. A TV Alego conta, ainda, com novas ilhas de edições, a fim de dar mais qualidade aos trabalhos de reportagem e transmissões.

Os equipamentos de ponta de áudio e vídeo adquiridos pela Casa, junto com a tecnologia adotada, já são considerados referência para a implantação em outros órgãos no País. Representantes do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro estiveram na nova sede do Parlamento goiano para conhecerem as novas instalações da televisão. O sistema, que alia equipamentos de qualidade, também é dotado de eficiência energética.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA