Águas Lindas

Águas Lindas realiza campanha para combater a proliferação da dengue

Publicado

em

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram mais de 8.000 casos registrados só no ano passado

A Prefeitura Municipal de Águas Lindas fará campanha de conscientização de combate à dengue, com início no dia 04 de março.  A ação passará por diversos bairros do município.

O objetivo da campanha é alertar a população sobre a importância de combater a proliferação do mosquito transmissor da doença, especialmente nessa época do ano, marcada por fortes chuvas que criam condições ideais para a reprodução do Aedes aegypti. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Águas Lindas  registrou um aumento no número de casos de dengue nos últimos meses, o que reforça a necessidade de intensificar as medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor, somente em 2022 foram mais de 8.000 casos registrados no município. 

A Prefeitura da cidade irá realizar mutirões de limpeza em espaços públicos e em terrenos baldios, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito. Além disso, serão realizadas pelos Agentes de Endemias nas residências inspeções para eliminação de possíveis criadouros, tratamento focal com larvicida, levando informações de educação em saúde. 

Os agentes de Endemias trabalham a estratégias da saúde familiar, atualmente cerca de 63 profissionais realizarão as visitas domiciliares, que tem como objetivo ações educativas individuais e coletivas, em que é incentivada a adotar medidas simples. 

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, além de náuseas e vômitos. Em casos mais graves, a dengue pode evoluir para a forma hemorrágica, que pode ser fatal. 

Cuidados 

Limpar e cobrir caixas d’água, tonéis e outros recipientes que possam acumular água;

Manter as calhas limpas e desobstruídas; 

Não acumular lixo em áreas abertas, como terrenos baldios;

Colocar areia nos pratos de plantas para evitar acúmulo de água; 

Utilizar repelentes e mosquiteiros para proteção individual;

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA