Fiscalização

Agrodefesa quer evitar resíduos de agrotóxicos nos alimentos

Publicado

em

O objetivo é contribuir para a melhoria da segurança alimentar no consumo de frutas, legumes e verduras que chegam aos consumidores

A comercialização, armazenamento e aplicação de agrotóxicos, assim como a devolução de embalagens vazias, ganharam novos parâmetros nos últimos anos em Goiás em decorrência da implementação de medidas mais eficientes de controle e fiscalização pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Uma delas foi a criação do Sistema de Inteligência e Gestão de Agrotóxicos no Estado de Goiás – Sigea (que agrega também o Agroativo), cujo objetivo é monitorar a comercialização, o armazenamento, o uso e a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos. Todo o Sistema foi regulado pela Instrução Normativa nº 03/2019 da Agrodefesa.

De acordo com o gerente de Fiscalização Vegetal da Agrodefesa, Márcio Antônio de Oliveira e Silva, após a implementação do Sigea, todo o sistema de emissão de receitas agronômicas, registro de fabricantes e revendas de agrotóxicos e exigência de Responsáveis Técnicos (RTs) para emissão de receituário agronômico, experimentou muitas mudanças, culminando com melhoria no uso de agrotóxicos e conscientização de todo o segmento envolvido.

Somente nos primeiros quatro meses deste ano, a Agrodefesa realizou 1.994 fiscalizações de uso de agrotóxicos em propriedades rurais (1.238 por meio do Agroativo) e 839 fiscalizações em estabelecimentos comerciais de agrotóxicos (506 no Agroativo). No mesmo período foram registradas no Sidago 152 mil receitas agronômicas e 68 mil notas fiscais de vendas de agrotóxicos.

READ  Esplanada tem isolamento de trânsito para evitar protestos

 

Além disso, atualmente 130 fiscais estaduais agropecuários atuam no sentido de orientar as pessoas para o uso correto dos agrotóxicos e a respeitar o período de carência de acordo com rótulo e bula dos produtos após a aplicação para fazer a colheita e comercializar a produção, o que resulta na redução do índice de resíduos nos alimentos que chegam ao mercado.

AGROATIVO

O coordenador de Agrotóxicos da Gerência de Fiscalização Vegetal da Agrodefesa, Rodrigo Baiocchi, explica que o Agroativo é uma ferramenta que identifica a conformidade das propriedades rurais e dos estabelecimentos comerciais com registro eletrônico das informações no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).

O software tem foco nas ações de fiscalização, na educação sanitária, instrução, capacitação, divulgação e repasse de informações técnicas que orientam sobre a utilização segura e eficaz dos agrotóxicos, de modo a reduzir os efeitos prejudiciais à saúde das pessoas e evitar danos aos animais e ao meio ambiente.

O Agroativo contribui principalmente para o estabelecimento de metas quantitativas e qualitativas específicas de fiscalização do segmento de agrotóxicos, com foco nos dados evolutivos dos estabelecimentos rurais e comerciais.

READ  Projeto distribui em dois anos 500 toneladas de alimentos orgânicos

AVALIAÇÃO DE RESÍDUOS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com as Vigilâncias dos Estados (Visas), desenvolve pesquisa para avaliar os índices de resíduos de agrotóxicos nos alimentos. Trata-se do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) que já iniciou coletas para monitoramento de 36 alimentos comercializados em supermercados, que representam 80% do consumo total de produtos de origem vegetal.

O plano de amostragem do Ciclo 2023 deverá colher até o dia 8 de dezembro deste ano, um total de 3.790 amostras de alimentos como abacaxi, alface, alho, arroz, batata doce, beterraba, cenoura, chuchu, goiaba, laranja, manga, pimentão, tomate, uva e outros, para avaliação do nível de resíduos. As amostras serão coletadas em praticamente todos os estados brasileiros.

O objetivo da Anvisa e das Vigilâncias Sanitárias é contribuir para a melhoria da segurança alimentar no consumo de frutas, legumes e verduras que chegam aos consumidores. Conforme Rodrigo Baiocchi, os resultados da pesquisa vão mostrar o nível de resíduos de agrotóxicos nos alimentos em Goiás, o que será usado para reforçar as medidas de fiscalização e controle estabelecidas pela Agrodefesa.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA