Geral

Agentes de Saúde de Luziânia intensificam combate à dengue com uso de Bombas Costais

Publicado

em

 

 

Os agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia estão adotando novas estratégias para combater as arboviroses no município, como dengue, zika e Chikungunya. Uma das principais ações tem sido a utilização de bombas costais para eliminar o mosquito Aedes aegypti em sua fase adulta, complementando o tradicional método do fumacê.

 

Embora o fumacê seja uma técnica conhecida, estudos demonstraram sua baixa eficácia devido a barreiras físicas, como árvores e muros, que dificultam a dispersão do inseticida. Por isso, os agentes de endemias estão recorrendo às bombas costais, que permitem a aplicação do inseticida em áreas internas de residências e em locais de difícil acesso ao fumacê.

 

“Estamos utilizando as bombas costais para fazer o bloqueio da transmissão da dengue. Quando recebemos a notificação de um caso, realizamos visitas com os agentes de endemias para eliminar criadouros e aplicamos o UBV leve com as bombas costais, tanto na residência afetada quanto no bairro onde ocorreu a notificação”, explica Erlan Fernando, Coordenador de Endemias do município.

 

Erlan ressalta que ambas as estratégias – fumacê e bombas costais – são complementares e não se substituem. No entanto, ele destaca que o principal objetivo é interromper o ciclo evolutivo do mosquito, impedindo sua reprodução.

 

“A receita para combater o mosquito Aedes aegypti é simples e todos já conhecem: se não houver água parada, não haverá mosquito e, consequentemente, não haverá transmissão da doença”, enfatiza Erlan.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA