Geral

Adapec faz balanço do Serviço de Inspeção Estadual

Publicado

em

Destaque na produção agroindustrial no Tocantins, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) concluiu nesta terça-feira, 6, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária, em Palmas, uma reunião de avaliação das ações realizadas este ano e planejamento das atividades para o ano de 2023.

Durante dois dias, a equipe de inspeção da Adapec avaliou os diversos serviços executados pelo SIE desde o processo de autorização, credenciamento e fiscalização do processamento de produtos nas agroindústrias destacando a atuação do órgão no controle da qualidade sanitária dos produtos produzidos nestas empresas. Só este ano foram realizadas 3,4 mil ações de fiscalizações.

O SIE é responsável atualmente por 41 indústrias, divididas entre: entreposto, pescado, laticínios e frigoríficos. Sendo que destas, 13 são registradas no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que possibilita a comercialização de seus produtos para todo o país.

“O Serviço de Inspeção é um setor importante para a economia do nosso Estado, pois é responsável pelo registro de agroindústrias, e pela qualidade dos produtos que são produzidos nestas empresas e chegam aos consumidores. Por isso queremos fortalecer este setor para que possamos atender novas agroindústrias interessadas em aderir ao SIE,” ressaltou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

READ  Caesb conclui serviços de reforma em quatro reservatórios

Uma prova da importância do trabalho executado pelo SIE é perceptível no crescimento de 18,34%, este ano do número de abate de bovinos nos sete frigoríficos sob a responsabilidade da Adapec em relação ao período comparativo de janeiro a outubro de 2021. Além disso, houve crescimento em todos os setores de produção de aves, ovos, laticínio e pescado.

Nestas agroindústrias, a Adapec executa rotineiramente um trabalho de fiscalização fundamental para a qualidade dos produtos processados. “O SIE faz diariamente a fiscalização da produção destas indústrias, por isso é importante avaliarmos nossas ações para qualificar ainda mais o nosso trabalho e oferecer às indústrias um serviço de excelência e consequentemente garantir produtos inspecionados e de qualidade aos consumidores,” destacou o gerente de inspeção animal, Antonio José Caminha

Combate a produtos clandestinos

Outro destaque apontado pela equipe do SIE está no combate ao comércio e produção clandestina de produtos de origem animal. Durante o ano, foram realizadas em parceria com outros órgãos de fiscalizações como o Ministério Público Estadual, Vigilância Sanitária Estadual e municipais, diversas ações que retiraram de circulação produtos clandestinos impróprios para o consumo e que poderiam provocar sérios problemas de saúde à população.

É importante destacar que foi firmado um termo de cooperação entre a Adapec e o Mesa Brasil para doar os produtos que foram apreendidos por irregularidades administrativas e que, após atestado sanitário da Agência, estão sendo doados e beneficiando a centenas de famílias carentes.

READ  Cruzeiro inicia preparação para a partida contra o Oeste

A Coordenadora do Mesa Brasil Sesc-TO, Any Mendoça destacou que a parceria com a Adapec já resultou na doação de aproximadamente 3 mil quilos de alimentos destinados as famílias em condições de vulnerabilidade social. Já a analista de desenvolvimento social do Ministério Público Estadual, Lays Reis, destacou que a parceria entre Adapec e MPE resultou em benefícios para a população por meio de ações que educativas.

Planejamento para 2023

Segundo Antonio José Caminha, para o próximo ano o SIE tem entre os seus objetivos, ampliar o acesso aos selos de inspeção Estadual, Arte e Sisbi. “Também [vamos] melhorar ainda mais o ambiente de trabalho com instrumentos mais ágeis como plataformas digitais, aumentar os treinamentos e cada vez mais realizar o combate a produtos clandestinos por meio de parcerias. Além disso, está no planejamento para 2023 habilitar o laboratório de análises de alimentos da UFT em Palmas para realizar as análises fiscais dos alimentos no Estado“, concluiu.

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA