Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Economia

Acordo com mineradora deve gerar 5,7 mil empregos em Goiás

Publicado

em

Fotos: Lucas Diener

O governador Ronaldo Caiado, junto com o vice-governador Daniel Vilela, assinou nesta quinta-feira (15/08) um protocolo de intenções com a mineradora Aclara Resources para o desenvolvimento do Projeto Carina.

O projeto, que prevê a extração de terras raras em Nova Roma, no Nordeste de Goiás, contará com um investimento estimado em R$ 2,8 bilhões. A iniciativa deve gerar 5,7 mil novos empregos diretos e indiretos na região.

“O Aclara Resources possui ampla experiência e utiliza tecnologia de ponta. O projeto será implementado em uma das áreas mais necessitadas do estado de Goiás, sem causar impactos negativos, e esperamos que traga benefícios significativos, com mais de 5,7 mil pessoas sendo empregadas. Com este empreendimento, o estado se tornará um importante polo do setor”, destacou o governador.

O vice-governador Daniel Vilela enfatizou a importância do investimento na região nordeste de Goiás. “Estamos promovendo o desenvolvimento em uma área que enfrenta grandes desafios em termos de oportunidades e empregos, um local que depende fortemente do poder público para seu crescimento humano e social. A chegada da Aclara Resources vai transformar Nova Roma”, afirmou.

O projeto deve ser concluído em dois anos, com a geração de empregos iniciando nesse período, e a produção começará em 62 meses. Durante a instalação da unidade em Goiás, a empresa firmará parcerias com instituições de ensino locais para qualificar a mão de obra da região. A prioridade será contratar trabalhadores, produtos e serviços goianos.

Sustentabilidade

A Aclara, que já opera no Chile, pretende implementar no Brasil um modelo sustentável, sem o uso de explosivos e sem geração de resíduos líquidos. Além disso, a empresa não criará barragens de rejeitos e garantirá o tratamento da água utilizada com uma taxa de reaproveitamento de 95%.

“O objetivo deste projeto é acelerar o licenciamento e desenvolvimento do Projeto Carina, com foco em uma produção sustentável e no crescimento socioeconômico. Estamos construindo um futuro promissor para Goiás, estabelecendo uma referência em projetos sustentáveis e estratégicos para a transição energética”, afirmou Ramón Gino Barúa Costa, diretor e CEO da Aclara.

Evolução tecnológica

“O que está sendo realizado em Goiás representa a evolução tecnológica de uma empresa altamente qualificada, que busca captar recursos no mercado financeiro e onde circula o mineral. A Aclara levará para Nova Roma uma abordagem avançada, com impactos ambientais minimizados”, comentou Joel Sant’Anna, secretário de Indústria, Comércio e Serviços.

Um estudo da Aclara demonstra que a instalação da unidade em Nova Roma poderá impulsionar o desenvolvimento social e econômico do município.

“Este é um grande empreendimento, que cumprirá todos os critérios ambientais exigidos para qualquer projeto em Goiás. A tecnologia empregada na mineração minimiza impactos ambientais significativos, não utiliza grandes cavas e não requer barragens de rejeito. Acompanharemos os impactos no meio físico, na fauna, na flora e na comunidade”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis.

Os minerais terras raras, ricos em elementos químicos, são cruciais para a transição global para energia limpa, sendo usados na fabricação de veículos elétricos e na geração de energia eólica.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA