Política

Acessos ao site da Alego têm recordes na reta final desta Legislatura

Publicado

em

O Portal institucional da Alego se consolida, cada vez mais, como uma das principais portas de entrada da sociedade no Parlamento goiano. E mais: os números de acessos ao site demonstram que é crescente o interesse da sociedade pelos projetos que tramitam na Casa e pelas atividades legislativas de um modo geral. Todos os meses, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) produz um relatório que oferece dados detalhados sobre a navegação dos usuários no Portal da Alego. A relação mostra que em outubro de 2022 a quantidade de acessos bateu recorde pela terceira vez consecutiva, com 368.581 visitas. Em agosto do mesmo ano, o número foi de 134.640 acessos, superado pelo desempenho de setembro, mês em que o Portal recebeu 227.478 visitas. 

A 19ª Legislatura da Alego, que se finda no próximo dia 31 de janeiro, sempre teve como um dos seus pilares aproximação da população goiana dos trabalhos parlamentares. Para atingir esse objetivo, toda a estrutura de comunicação do Parlamento goiano é dedicada a conferir mais transparência aos atos da Casa. Contribuir para que a sociedade se interesse pelos temas em debate na Assembleia é uma das tarefas desempenhadas pelo Portal da Alego.

Para o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSD), há uma relação inseparável entre democracia, comunicação e cidadania. Na perspectiva do parlamentar, a comunicação pública, aquela realizada com o emprego de recursos públicos, existe para promover o bem comum e o interesse do povo. “Ao disponibilizar informações, de forma clara e simplificada, sobre todas as etapas da tramitação dos processos legislativos e sobre a atuação dos parlamentares, o Legislativo goiano cumpre com o princípio da transparência, um dos fundamentos que a Constituição Federal estabelece para toda a Administração Pública”, frisou o presidente.

Por meio do trabalho realizado pela Agência Assembleia de Notícias, a Diretoria de Comunicação se dedica a publicar, em tempo real, tudo o que acontece na Alego, garantindo transparência e acesso à informação, essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública.

Mais números

Para melhor mostrar a progressão do interesse da comunidade nas notícias veiculadas no Portal Alego, voltemos aos números do início de 2022. Em janeiro, o total foi de 35.904 visitas. Em fevereiro, foram registrados 49.013 acessos. Por sua vez, a quantidade de visitas de março foi maior que a soma dos dois primeiros meses, com 113.953 visitas.

Confira, abaixo, o desempenho dos acessos nos meses seguintes:

Abril: 81.942 visitas e 193.539 páginas visualizadas;

Maio: 94.913 visitas e 213.877 páginas visualizadas;

Junho: 113.212 visitas e 246.338 páginas visualizadas; 

Julho: 81.714 visitas e 144.630 páginas visualizadas;

Agosto: 134.640 visitas e 262.747 páginas visualizadas;

READ  Obras da ponte da Rua 4 caminham para o final

Setembro: 227.478 visitas e 460.590 páginas visualizadas;

Outubro: 368.581 visitas e 676.244 páginas visualizadas;

Novembro: 187.327 visitas e 333.723 páginas visualizadas.

Colocados em perspectiva, os dados dos relatórios divulgados pela Diretoria de Tecnologia da Informação demonstram que o interesse público pelo site da Alego cresceu, consideravelmente, em 2022. Até mesmo quando os números não superaram as marcas dos meses anteriores (como abril, julho e novembro), o desempenho registrado foi bem mais expressivo que nos mesmos períodos dos anos anteriores. 

Notícias mais clicadas e perfis institucionais

Em outubro, as matérias que mais atraíram o interesse do público tratavam da realização do programa Alego Ativa, ação desenvolvida pela Casa nos municípios para levar serviços gratuitos à população. As três notícias mais acessadas no Portal no referido mês tiveram essa temática. A matéria “Alego Ativa celebra os 5 mil atendimentos realizados em Morrinhos” registrou 1.222 cliques. Na sequência, as matérias mais acessadas foram as seguintes: Programa itinerante Alego Ativa conquista Morrinhos (884 acessos); e Alego Ativa leva benefícios à população de Morrinhos neste sábado (862 acessos).

No mês consecutivo, as mais lidas foram matérias que envolviam o processo eleitoral em Goiás, temas em debate na Casa e a morte do ex-deputado Iso Moreira (UB), que faleceu no início de novembro. No ranking das mais acessadas do mês constam as seguintes: Candidatos eleitos se preparam para posse que acontece no início de 2023 (5.319 acessos); Deputados de oposição discursam contra a criação de contribuição a ser paga pelo setor do agronegócio (5.029 acessos); Votação em Goiás no 2º turno (3.413 acessos); e Deputado licenciado Iso Moreira morre, nesta sexta-feira, 4, no Rio de Janeiro. Legislativo goiano decreta luto oficial de três dias (3.293 cliques).

Também foi grande o número de acessos ao perfil institucional de cada um dos 41 deputados. No total, foram registradas 113.244 visitas em outubro; o maior número já anotado em um mês. Os dez perfis mais acessados no mês em questão obtiveram mais de 2 mil acessos cada um. Com 3.528 visitas ao seu perfil institucional, o deputado Major Araújo (PL) figurou em primeiro lugar nos acessos de outubro.

Já no mês de novembro, foram registradas 20.252 visitas ao perfil institucional dos parlamentares no Portal da Alego. O perfil do deputado Amauri Ribeiro (UB) recebeu 632 acessos; já o do líder do Governo na Casa, Bruno Peixoto (UB), recebeu 494 visitas, seguido pelo perfil da deputada Lêda Borges (PSDB), com 363 acessos, e dos deputados Cairo Salim (PSD), com 354, e do presidente Lissauer Vieira (PSD), com 330 visitas.

READ  Lei que incentiva a agricultura de precisão é sancionada pelo Executivo

Nessas páginas, além de informações biográficas do parlamentar, o leitor também encontra telefones e e-mails para contatos e links para as notícias produzidas pela assessoria de cada gabinete.

Páginas mais acessadas 

Em outubro e em novembro, os 15 serviços disponíveis na seção de Transparência obtiveram a maior parte dos acessos. Outubro, com visitas à seção e, novembro, com 21.606. A seção do Portal onde estão disponíveis, na íntegra, os processos legislativos, conforme são apreciados e votados pelos parlamentares, recebeu 12.391 acessos em outubro e 18.390 no mês seguinte.

Já os Diários da Assembleia, que documentam todas as decisões legislativas e administrativas da Casa, receberam, respectivamente, 3.482 e 1.615 cliques. Dentre as visitas de outubro, 1.658 foram registradas na seção que torna públicas as despesas da Casa com pessoal; em novembro foram 1.130. Nesse espaço, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI), o visitante encontra um quadro detalhado dos pagamentos realizados a servidores, estagiários e parlamentares.

Os usuários interessados em acompanhar o trabalho dos deputados e fiscalizar a situação administrativa do Legislativo estadual também encontram no Portal da Transparência informações sobre os seguintes serviços: diárias, verbas indenizatórias, orçamento, requerimentos, contratos e convênios, sessões legislativas, gestão fiscal, programas e ações, execução orçamentária, expedientes e despesas com veículos.

Outros dados

O relatório divulgado pela Diretoria de TI apontou que o total de visitantes únicos foi de 59.482 em outubro, quando 68,21% dos acessos totais ao site foram de visitantes novos. No mês seguinte, os visitantes únicos foram 142.382 e 70,74% desse total eram de visitantes novos.

O balanço também revelou a localização dos acessos ao Portal da Alego. Os usuários que acessaram no Brasil foram, respectivamente, 87,72% (outubro) e 83,46% (novembro), sendo as cidades de Goiânia (cerca de 15%) e Brasília (cerca de 8%) os locais de maior parte das visitas.

A Diretoria de TI vem empenhando esforços para que os visitantes do portal tenham uma boa usabilidade. Por exemplo, com recursos para navegação adequada tanto em dispositivos móveis como em computadores de mesa. Conforme o relatório, a plataforma Android foi a mais usada pelos visitantes com 51,15% da preferência em outubro e 45,42% em novembro. Nos dois meses, Windows e iOS mantiveram, respectivamente, na segunda e terceira posições.

Quanto aos serviços de compartilhamento utilizados pelos usuários, os relatórios mensais demonstraram significativas diferenças. Enquanto em outubro, o Facebook representou 74,84% dos compartilhamentos e o Instagram apenas 20,62%, no mês seguinte, o Instagram liderou a preferência dos usuários, com 71,58%, e o Facebook foi o canal escolhido em 16,97% dos compartilhamentos.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA